Sict realiza encontro para apresentar Centro de Inteligência do Agro a parceiros estratégicos
Projeto reunirá inovação e boas práticas do agronegócio gaúcho
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) apresentou o Centro de Inteligência do Agro para representantes do Instituto Rio Grandense de Arroz (Irga), Ceasa, Emater, Invest RS e Ministério de Agricultura. A reunião que ocorreu na manhã de quinta-feira (15), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, contou também com a participação das secretarias da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e do Desenvolvimento Rural (SDR).
O secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves, destacou a importância de que todas as regiões tenham acesso ao Centro Agro. “Apesar do nome ‘centro’, a ideia é descentralizar as informações e levá-las a todos os cantos do Rio Grande”, garantiu Gonçalves. Durante a reunião foi identificada a necessidade de que o Centro Agro inclua atividades itinerantes pelas feiras agrícolas do interior do estado.
O Centro de Inteligência do Agro é um projeto que começou a ser desenvolvido em 2023, a partir das oito regiões do Inova RS. Entre os objetivos está a formação de profissionais preparados para o mercado do agro com foco em inovação, o estímulo à pesquisa e a integração dos diferentes atores do setor no Estado. A proposta é que o centro de inteligência se estruture a partir dos focos temáticos mais relevantes para o agro e tenha a sustentabilidade como norte. “O desafio é fazermos com que a inovação chegue na ponta, em quem faz o agro gaúcho acontecer”, destacou o adjunto.
O projeto prevê um evento para o mês de junho, além de participação na Expointer, com apresentação de cases.
Convite
Durante a atividade, a Sict foi convidada a participar do evento Agro en Punta, que acontece de 4 a 6 de fevereiro, em Punta del Este (Uruguai). Os organizadores do evento, Marcelo Bascialla e Alejandra Pérez Trápani, fizeram o convite durante almoço com o secretário adjunto. “O evento está na terceira edição e será uma oportunidade de estreitarmos relações e alianças no agro dos dois países”, enfatizou Bascialla.