Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Conecta RS

Conecta RS
Conecta RS

O Conecta RS é um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), executado em parceria com a Secretaria de Educação, a Procergs e a Rede Nacional de Pesquisa – RNP. O objetivo é conectar as escolas estaduais do Rio Grande do Sul à rede de fibra óptica de alta velocidade, provendo uma ferramenta que auxilie na qualificação do jovem para o mercado de trabalho da nova economia, na capacitação dos professores e na melhoria da gestão escolar.

O programa atua na integração das escolas a essas redes, habilitando o acesso à internet de alta velocidade, tanto via cabo quanto Wi-Fi, transformando o cenário de alunos e professores e possibilitando que o uso de novas ferramentas de ensino baseadas em internet envolva os estudantes de forma mais efetiva no processo de aprendizagem, tornando-o mais dinâmico, atrativo e eficaz.

Além da melhoria no processo de aprendizagem e nos índices de qualidade da educação gaúcha, a proposta é que o acesso à internet de qualidade diminua a evasão escolar, fomente o interesse dos jovens por tecnologias estratégicas, aumente o número de projetos colaborativos desenvolvidos e amplie o número de capacitações online dos professores. Espera-se também que reduza os custos com internet, aumente a eficiência dos departamentos administrativos, estimule a permanência dos alunos nas escolas (principalmente nas zonas de maior vulnerabilidade social e econômica, como as escolas programa do RS Seguro) e eleve os índices de inclusão digital. 

Para entrar em contato com a equipe do programa: alessandro-andrade@sict.rs.gov.br 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia