Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Techfuturo

Techfuturo
Techfuturo

“São consideradas Tecnologias Estratégicas aquelas que apresentam potencial disruptivo substancial e que atingirão seu ponto de inflexão nos próximos cinco anos (segundo Gartner). No campo empresarial, são aquelas que definem ou determinam o grau de competitividade futura do negócio. São tecnologias que estarão presentes na produção de bens, produtos e serviços nos próximos 50 anos.”

Para apoiar a resolução dos principais desafios de competitividade da economia gaúcha através da tecnologia, o programa Techfuturo foi instituído pelo Decreto nº 55.382 de 23 de julho de 2020 e desenvolve suas ações em torno de quatro objetivos:

  1. Facilitar a interlocução entre academia, empresas e startups para a identificação de oportunidades de projetos de inovação contemplando as tecnologias portadoras de futuro;

  2. Incrementar o número de projetos de transferência de tecnologia entre universidades, empresas e startups;

  3. Gerar maior valor econômico, a partir do estoque de capital intelectual existente, incentivando desta maneira sua permanência no Estado;

  4. Apoiar e fomentar projetos de inovação que envolvam as tecnologias portadoras de futuro entre academia, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas e startups.

Com base nas Diretrizes Estratégicas 2018/2028 estabelecidas pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, o programa Techfuturo desenvolve parcerias e ações de apoio e fomento à adoção de tecnologias estratégicas pelos setores tradicionais da economia gaúcha, visando um salto de competitividade pelas empresas gaúchas. As principais iniciativas do programa incluem o investimento em projetos de inovação tecnológica em empresas através do edital anual Techfuturo, a promoção de inovação aberta através de rodadas tecnológicas e outras ações de aproximação entre empresas, startups e ICTs.

Clique aqui e conheça o E-book de Casos de Sucesso em Inovação 2022.

Conheça aqui as diretrizes do Rio Grande do Sul para o decênio 2018-2028.

Clique aqui para acessar o Edital Techfuturo 003/2021

Para contatar o Departamento de Gestão da Inovação sobre o programa Techfuturo:  degin@sict.rs.gov.br. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia