Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Na Univates, secretária Simone Stülp destaca contribuição do Professor do Amanhã para o desenvolvimento do RS

Aula inaugural da licenciatura em Letras reuniu alunos e professores na noite de segunda-feira (15), em Lajeado

Publicação:

A secretária Simone Stülp posa para a foto rodeada de alunos e professores do curso de Letras, a maioria com os braços para cima como forma de comemoração, e ao fundo há bandeiras e uma apresentação projetada na parede.
Secretária Simone Stülp e alunos e professores do curso de Letras participam de aula inaugural na Univates - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

“Quando falamos em desenvolvimento do estado, acreditamos que ele só será pleno se tivermos um olhar muito presente para a educação. Um olhar voltado para as escolas, para a formação das crianças e dos jovens. O Professor do Amanhã é uma das estratégias que criamos para alcançar esse objetivo”, ressaltou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, em aula inaugural realizada na noite de segunda-feira (15), na Universidade do Vale do Taquari (Univates), em Lajeado. A plateia era formada por alunos do curso de licenciatura em Letras que participam da primeira turma do programa Professor do Amanhã. 

Inédita no país, a iniciativa do governo do Estado oferece mil vagas em 11 instituições comunitárias de ensino superior em todo o estado. As licenciaturas contempladas no primeiro edital são Letras, Matemática, Biologia, História e Geografia. O programa concede bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos, além de outros R$ 800 para a instituição como forma de custeio da vaga, durante quatro anos. Como contrapartida, ao final do curso, os licenciados deverão realizar ao menos 1.920 horas de atividades docentes na rede pública estadual. 

Conforme destacou a secretária, quatro mil pessoas se candidataram para as mil vagas do edital. “Esse resultado mostra que as pessoas querem, sim, estudar e ser professores. No Professor do Amanhã, elas podem frequentar universidades de qualidade e ainda recebem um incentivo financeiro para ajudar nas despesas pessoais”, frisou Simone. 

A estudante Natália Sarmento, que está iniciando o curso de Letras na Univates, celebrou a iniciativa: “O programa é importante pela oportunidade de estar dentro de uma universidade, em um curso presencial, e também pelo fomento que vamos receber. Sou de outra cidade, Tabaí, e existem custos como deslocamento. Sem esse incentivo, eu provavelmente não conseguiria me manter ao longo do percurso”. 

O programa Professor do Amanhã é coordenado pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador, e executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). Saiba mais aqui. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia