Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Secretária Simone Stülp destaca papel estratégico da inovação no governo gaúcho durante conferência regional

Evento acontece em Curitiba, até sexta-feira

Publicação:

Participantes do painel sentados em frente a tela onde está escrito 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação
5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação - Foto: Jéssica Moraes/Ascom Sict.
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, participou do primeiro painel da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontece em Curitiba (PR). A atividade desta quinta-feira (25) debateu ciência, tecnologia e inovação na região sul do Brasil.  

Simone destacou que a inovação está no centro da estratégia do governo gaúcho. “Algo importante precisa ser dito quando olhamos para a estratégia do governo do Rio Grande do Sul, que tem relação com essa Conferência. O governador Eduardo Leite colocou a inovação no centro da estratégia do governo, e isso foi feito para termos protagonismo no desenvolvimento social do estado. Pensamos ações que reforcem a lógica de formação e retenção de talentos, por exemplo”, afirmou.  

A Conferência Regional é um encontro que reúne estudantes, professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas de ensino superior, lideranças da comunidade científica e representantes de ambientes promotores de inovação, além de gestores e técnicos governamentais e agentes do setor produtivo empresarial. As atividades seguem até sexta-feira (26).  

Também estavam presentes no painel Aldo Nelson Bona, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), e Diogo Wessling Quintino, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI)A necessidade de criar uma agenda em comum entre os três estados foi abordada pelos participantes do painel.  

Conforme Bona, titular da pasta do Paraná, “precisamos criar estratégias de fomento articuladas para que possamos trabalhar em regime de colaboração. Com isso, é importante chamar o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para fazer parte de uma parceria regional”.  

Além de apresentar as estratégias do governo gaúcho na inovação, a secretária Simone também falou sobre o programa Inova RS e a Lei de Inovação. Com a promulgação da Lei, em 2021, o Rio Grande do Sul tornou-se um dos primeiros Estados brasileiros a possuir uma legislação específica para o setor, em consonância com a Constituição Federal. Desse modo, em julho de 2023, a Sict elaborou uma cartilha sobre Lei Orgânica de Inovação com o objetivo de sensibilizar as prefeituras e fornecer um passo a passo para institucionalizarem a inovação em âmbito municipal. 

O evento 

A conferência foi lançada pelo governo federal em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial 11.596. O objetivo é discutir, junto à sociedade, as necessidades na área de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a edição 2016-2023, que, durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.  

O encontro tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil, para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos. 

A Conferência é coordenada pelo governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O evento conta com a parceria dos governos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, por meio das respectivas pastas de CTI. No Paraná, a organização reúne outras instituições, como a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), escolhida para sediar o evento. 

Os painéis e palestras são transmitidos pelo canal no YouTube da Universidade Virtual do Paraná (UVPR). 

 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia