Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inscrições de reuniões preparatórias da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação terminam amanhã

Mais de 130 encontros livres já aconteceram por todo Brasil

Publicação:

Secretária Simone Stülp falou na abertura da Conferência
Secretária Simone Stülp na Conferência Estadual, que aconteceu em março em Porto Alegre - Foto: Luciana Salimen / Ascom Sict
Por ASCOM 5CNCTI E ASCOM SICT

Encerra nesta quarta-feira (17), o prazo para submissão de propostas para a realização de reuniões preparatórias na modalidade livre da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para garantir espaço no debate, é necessário realizar cadastro via site. 

Qualquer pessoa ou instituição poderá solicitar a realização de uma conferência livre seguindo um dos quatro eixos estruturantes do evento e contribuir com o futuro da CT&I no país. A solicitação será apreciada pelo Grupo Executivo da 5ª CNCTI. 

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”. Até lá, acontece uma série de eventos preparatórios por todo o país.

Até o momento, já aconteceram mais de 190 reuniões preparatórias. Foram 10 municipais, 26 estaduais, além do Distrito Federal, 18 temáticas e 136 livres e, até o momento, uma regional, no Sudeste. As demais regiões realizarão seus encontros ao longo do mês.

A conferência foi lançada pelo Governo Federal em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023 que, durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados. 

O encontro tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.

A governança do evento conta com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social supervisionada pelo MCTI, e articulação de mais de 40 instituições, além de oito ministérios. Estão à frente dessa condução: a ministra Luciana Santos (MCTI), a comissão executiva que tem como coordenador e secretário geral, o ex-ministro da CT&I, Sérgio Rezende, um conselho consultivo e cinco subcomissões, além do secretário geral-adjunto, Anderson Gomes. 

A 5ª Conferência é um processo em construção feito após as reuniões preparatórias que se dividem em: livres, temáticas, estaduais, municipais, distritais e regionais. Entre as novidades desta quinta edição estão as conferências livres que podem ser realizadas por qualquer cidadão e instituição, a realização de conferências estaduais em todas as 26 unidades federativas, mais o Distrito Federal e a utilização de inteligência artificial para compilar dados e relatórios de todas as etapas em um  único documento que será levado para o grande encontro de junho. 

 


Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia