Inovação para alavancar o agronegócio é pauta de palestra na Fenamilho
Secretária Simone Stülp destacou a importância estratégica do setor para a economia gaúcha
Publicação:

“O agronegócio é um setor estratégico para a economia gaúcha. Diante dos desafios climáticos, a inovação é um meio de continuar garantindo produtividade e alimentos seguros à população”, disse a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, em palestra na 20ª Fenamilho, em Santo Ângelo. O evento, com foco no agronegócio, deu destaque à inovação na cadeia produtiva do estado, com vistas a atrair investimentos nacionais e internacionais.
Intitulada “Inovar para crescer” e mediada pelo coordenador do Inova RS na região Noroeste e Missões, Daniel Baggio, a palestra de Simone destacou a importância da inovação diante de um cenário de estiagem no estado, que influenciou a queda de 5,1% do produto interno bruto (PIB) gaúcho em 2022, puxada pelo setor agropecuário, que amargou prejuízos com a falta de chuvas. Como desafios para o agronegócio gaúcho, ela citou o aumento da produtividade, a rastreabilidade e as mudanças climáticas, que exigem soluções inovadoras: “Sensores, aplicativos, startups, inteligência artificial e drones são algumas das tendências globais para o agro”.
O planejamento estratégico da Sict para a gestão 2023-2026 também foi abordado, pois uma das prioridades é a competitividade em setores relevantes, como o agronegócio. “Temos programas na secretaria que vão levar adiante esse planejamento, como o Inova RS, que busca interiorizar as políticas públicas e disseminar a inovação por todo o estado”, pontuou Simone. Especificamente na região Noroeste e Missões, a Sict e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) já investiram R$ 5,26 milhões em projetos de áreas estratégicas, incluindo o agronegócio.
Além disso, a secretária mencionou o projeto para criação de um centro de inteligência do agro, discutido nesta semana em reunião entre Sict e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). “A inovação resulta em bem-estar, desenvolvimento sustentável e economia fortalecida. É isso que faz a roda girar e é este o convite que desejo fazer a vocês para que possamos inovar para crescer, como é o título deste painel”, completou.
O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Gonçalves Barbosa, destacou o lançamento do aplicativo Santo Ângelo Cidade Inteligente, que busca conectar a cidade e os cidadãos. O painel contou com a abertura do presidente da 20ª Fenamilho Internacional, Luís Alberto Voese, e também com a participação do coordenador do Gabinete de Articulação dos Municípios do Governo do RS, Salmo Dias de Oliveira, do gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, Edomir Schmidt, do secretário de Desenvolvimento Econômico de Panambi, Rafael Jacques Oliveira, e do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Paulo Salerno, que participou de forma online.
A 20ª Fenamilho segue até domingo (30), no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo. O slogan deste ano é “Raízes que conectam pessoas”.