Rotas da Inovação realiza palestras e oficinas em Bagé, na região Fronteira Oeste e Campanha
Encontro promovido pela Sict reuniu representantes do ecossistema regional de inovação
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) promoveu, nessa quinta-feira (22), mais uma edição do projeto Rotas da Inovação, desta vez na cidade de Bagé, na região Fronteira Oeste e Campanha. O encontro ocorreu no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins e reuniu representantes da academia, iniciativa privada, setor público e sociedade civil organizada.
A programação contou com nove painéis voltados ao fortalecimento dos ecossistemas locais, incluindo temas como os cenários da inovação no Rio Grande do Sul, as vocações regionais ligadas ao turismo e ao agronegócio, o programa Semicondutores RS, os parques tecnológicos regionais e as ações da Rede RS Startup. A formação e a valorização do profissional da inovação também foram pautas do encontro.
“Eventos como este fortalecem a conexão entre os atores locais e ampliam a visão de futuro para as regiões. A inovação acontece quando unimos conhecimento, vocações e propósito”, destacou o secretário adjunto da Sict, Mário Augusto Gonçalves.
A iniciativa é organizada pelo Inova RS, programa da Sict que visa posicionar o Rio Grande do Sul entre os líderes globais em inovação até 2030. A proposta é articular diferentes atores em torno de uma visão de futuro para cada região. No caso da Fronteira Oeste e Campanha, o foco está na especialização inteligente em agronegócio e turismo, com base nas potencialidades do bioma Pampa.
“A interiorização da inovação é um compromisso da Sict. Com o Inova RS, promovemos um ambiente de colaboração que valoriza os talentos regionais e impulsiona o desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor-geral da Sict, Sandro Kirst.
Rotas da Inovação Kids
Simultaneamente, foi realizado o Rotas da Inovação Kids, com oficinas voltadas a alunos dos ensinos fundamental e médio. A edição, promovida pelo programa Educar para Inovar, da Sict, teve como objetivo estimular o interesse de jovens pela ciência e pela tecnologia.
Entre as ações, destacam-se a oficina de fabricação de microchips, ministrada por professores e alunos da Unipampa, e a oficina de fotografia com drones, conduzida pela equipe da Central Única das Favelas (Cufa RS). As atividades ocorreram no auditório da Escola Silveira Martins.