Programa Produtos Premium realiza painel sensorial de azeites de oliva gaúchos para concessão de selo
Evento prossegue até quinta-feira (3) e integra iniciativa da Sict que apoia produtos regionais de valor agregado
Publicação:

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) deu início, na segunda-feira (30), ao quarto painel sensorial de azeites de oliva gaúchos da safra 2025. O evento prossegue até quinta-feira (3), no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), e faz parte do programa Produtos Premium. O objetivo é analisar as características sensoriais do azeite para a concessão do selo criado pela pasta.
O selo de reconhecimento do azeite de oliva extravirgem como produto premium é fruto de uma parceria entre a Sict e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A iniciativa busca certificar os azeites que atendam a critérios rigorosos, garantindo ao consumidor a origem gaúcha e a qualidade diferenciada no cenário nacional e internacional. “Tanto na parte dos exames físico-químicos, quanto na parte sensorial, temos percebido um padrão muito elevado de atendimento dos produtores gaúchos”, elogiou o diretor-técnico do Ibraoliva, André Sittoni Goelzer.
Durante o painel, serão avaliadas 31 amostras de 16 produtores, por doze painelistas capacitados previamente para a degustação, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura. Essa análise sensorial é uma das etapas da certificação, além da análise documental, que abrange a avaliação físico-química e a verificação da conformidade legal. O formato permitiu um aprofundamento nas particularidades de cada produto, facilitando a troca de conhecimentos entre os envolvidos.
Conforme a coordenadora setorial da oliva e da cachaça no Produtos Premium, Sílvia Schumacher, o resultado da avaliação sensorial está previsto para o dia 20 de julho.
Sobre o Produtos Premium
O programa Produtos Premium atua em diversos setores produtivos, evidenciando, incentivando e valorizando os cases de produtos premium produzidos no Rio Grande do Sul. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala.
Instituído por meio do Decreto n° 55.515, de 30 de setembro de 2020, o programa é coordenado pela Sict, que responde pela articulação, supervisão e avaliação das atividades, pela coordenação das ações institucionais e pela prática dos atos administrativos necessários. Atualmente, quatro produtos gaúchos são selados: azeite de oliva extravirgem, carne bovina, cordeiro e cachaça.