Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Programa Produtos Premium realiza painel sensorial de azeites de oliva gaúchos para concessão de selo

Evento prossegue até quinta-feira (3) e integra iniciativa da Sict que apoia produtos regionais de valor agregado

Publicação:

A imagem mostra cinco pessoas (três mulheres e dois homens) posando para uma foto em um ambiente interno, provavelmente um escritório ou instituição pública. Elas estão em frente a um banner que diz: "Produtos PREMIUM RS", com o selo "Origem e Qualidade RS - Governo RS - IBRAV" e a inscrição "Selo de Reconhecimento Produtos Premium RS" na parte superior. Esse selo parece estar relacionado ao reconhecimento da qualidade de produtos no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

As pessoas estão sorrindo e parecem estar participando de um momento comemorativo ou institucional. No ambiente, há uma mesa com objetos diversos (papéis, sacolas, pratos e copos), sugerindo uma confraternização ou reunião informal. Ao fundo, vê-se uma porta de vidro e parte de um corredor iluminado.

A atmosfera da foto é positiva, com todos bem vestidos e aparentando satisfação com o momento registrado.
Equipe de Produtos Premium Sict e da Ibraoliva - Foto: Fábio Ritter - Ascom/Sict
Por Fábio Ritter - Ascom/Sict

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) deu início, na segunda-feira (30), ao quarto painel sensorial de azeites de oliva gaúchos da safra 2025. O evento prossegue até quinta-feira (3), no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), e faz parte do programa Produtos Premium. O objetivo é analisar as características sensoriais do azeite para a concessão do selo criado pela pasta. 

O selo de reconhecimento do azeite de oliva extravirgem como produto premium é fruto de uma parceria entre a Sict e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva). A iniciativa busca certificar os azeites que atendam a critérios rigorosos, garantindo ao consumidor a origem gaúcha e a qualidade diferenciada no cenário nacional e internacional. “Tanto na parte dos exames físico-químicos, quanto na parte sensorial, temos percebido um padrão muito elevado de atendimento dos produtores gaúchos”, elogiou o diretor-técnico do Ibraoliva, André Sittoni Goelzer. 

Durante o painel, serão avaliadas 31 amostras de 16 produtores, por doze painelistas capacitados previamente para a degustação, observando aspectos como sabor, aroma, cor e textura. Essa análise sensorial é uma das etapas da certificação, além da análise documental, que abrange a avaliação físico-química e a verificação da conformidade legal. O formato permitiu um aprofundamento nas particularidades de cada produto, facilitando a troca de conhecimentos entre os envolvidos. 

Conforme a coordenadora setorial da oliva e da cachaça no Produtos Premium, Sílvia Schumacher, o resultado da avaliação sensorial está previsto para o dia 20 de julho. 

A imagem mostra uma mulher sentada em uma estação de trabalho, realizando uma atividade que parece estar relacionada à análise sensorial, possivelmente de azeites ou outro produto alimentício. Ela segura um copo azul escuro próximo ao nariz, aparentemente sentindo o aroma do conteúdo — uma prática comum em testes de qualidade de azeites, por exemplo.

Ela veste um suéter colorido com padrões geométricos e tem os cabelos grisalhos presos. À sua frente, há vários copos azuis idênticos, dispostos em uma bandeja com aquecedor (usado para manter a amostra em temperatura ideal para análise sensorial). Ao lado, há um computador com mouse, e um prato com fatias de maçã (fruta comum para neutralizar o paladar entre as amostras).

No fundo, pode-se ver uma parede com um banner do "Produtos Premium RS – Governo RS – IBRAV", indicando que a atividade pode fazer parte de um programa de certificação ou controle de qualidade de produtos agroindustriais do Rio Grande do Sul.

O ambiente é limpo, organizado e profissional, sugerindo um laboratório ou escritório técnico de análise sensorial.
Degustação é feita por especialistas - Foto: Fábio Ritter - Ascom/Sict

Sobre o Produtos Premium  

O programa Produtos Premium atua em diversos setores produtivos, evidenciando, incentivando e valorizando os cases de produtos premium produzidos no Rio Grande do Sul. O objetivo é estimular e sensibilizar empreendedores sobre a importância estratégica da agregação de valor aos produtos como uma alternativa de diferenciação em relação à competição por preço e qualidade, centrada, normalmente, na redução de custos e na produção em grande escala. 

Instituído por meio do Decreto n° 55.515, de 30 de setembro de 2020, o programa é coordenado pela Sict, que responde pela articulação, supervisão e avaliação das atividades, pela coordenação das ações institucionais e pela prática dos atos administrativos necessários. Atualmente, quatro produtos gaúchos são selados: azeite de oliva extravirgem, carne bovina, cordeiro e cachaça. 

A imagem mostra uma bancada de trabalho preparada para análise sensorial de azeites de oliva. Sobre a bancada há dezenas de copos azuis escuros, que são usados especificamente para degustação profissional de azeite — seu formato e cor servem para não interferir na avaliação visual, focando no aroma e sabor. Junto aos copos, há várias tampas metálicas, usadas para cobrir os recipientes e preservar os aromas até o momento da avaliação.

Ao fundo, sobre a bancada, há diversas garrafas de azeite de oliva, provavelmente amostras que estão sendo testadas. Cada garrafa tem uma etiqueta com identificação, sugerindo que fazem parte de um processo de classificação, certificação ou controle de qualidade.

O ambiente tem aparência de laboratório ou sala técnica, com prateleiras e instalações elétricas aparentes. É possível que essa estrutura faça parte de um centro de análise sensorial vinculado ao programa "Produtos Premium RS", voltado à valorização e certificação de produtos de alta qualidade no estado do Rio Grande do Sul, como sugerido pelas imagens anteriores.
Amostras são separadas para a degustação - Foto: Fábio Ritter - Ascom/Sict

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia