Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Pesquisadores e estudantes de escolas públicas são agraciados em premiação científica

Entrega do Pesquisador Gaúcho e Jovem Talento Científico Gaúcho foi na noite desta quinta (10), na Fiergs

Publicação:

Foto Jovem Talento
Secretários Balestrin e Gastal com os jovens premiados na edição 2022 - Foto: Nabor Goulart / Secom
Por ASCOM SICT

O salão de convenções da Fiergs, na capital, se tornou o caminho do futuro na noite desta quinta-feira (10/11) com a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. A premiação é realizada por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A primeira entrega foi do 4º Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, uma iniciativa do programa Educar para Inovar, realizado pela Sict em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Receberam os prêmios 20 estudantes de escolas públicas reconhecidos na Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarON 2022), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2021) e em competições internacionais (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo - SJWP 2022), Feira Mundial de Computação (Infomatrix 2022) e Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions).

Em seguida, foi entregue o Prêmio Pesquisador Gaúcho, que reconheceu, nesta 12ª edição, o trabalho de 13 pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial e na área de comunicação.

Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, foram premiados oito pesquisadores com contribuição expressiva em diferentes áreas do conhecimento, bem como um jovem pesquisador, uma startup inovadora e um pesquisador na empresa. Para completar, um pesquisador no setor público e um profissional de comunicação científica foram contemplados (veja lista abaixo).

Na abertura da solenidade, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin, destacou que ciência gera desenvolvimento e colabora com a melhora na qualidade de vida das pessoas. “Em 2011, quando o prêmio teve sua primeira edição com este nome, tive a honra de ser agraciado. Hoje, como presidente da Fapergs, fico feliz de estender ele a outros pesquisadores”, afirmou Dellagostin.

Os secretários Alsones Balestrin (Sict), Raquel Teixeira (Seduc), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Zete Padilha (Comunicação) estiveram presentes. Conforme Balestrin, não existe sociedade avançada sem ciência, e que o fato de o Rio Grande do Sul ficar em primeiro lugar por dois anos consecutivos em inovação, no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que o Estado está no caminho certo. “E aqui a gente vê o resultado desse investimento, nas pesquisas que estão sendo feitas e nos benefícios que geram na vida das pessoas”, afirmou.

Agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022:

Categorias de pesquisador destaque:
• Ciências Agrárias, Jorge Alberto Vieira Costa (Furg)
• Ciências Biológicas, Lavínia Schüler Faccini (UFRGS)
• Ciências da Computação e Informação, Jorge Luís Victória Barbosa (Unisinos)
• Engenharias, Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS)
• Física e Astronomia, Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel)
• Ciências Humanas e Sociais, Antônio Carlos Wolkmer (Unilasalle)
• Ciências da Saúde, Pedro Rodrigues Curi Hallal (UFPel)
• Química, Eder João Lenardão (UFPel)

Categorias de nível de graduação e meio empresarial:
• Jovem Pesquisador, Matheus dos Santos Fernandez (UFPel)
• Startup Inovadora, Augen Engenharia/Fabrício Butierres Santana (Furg)
• Pesquisador na Empresa, Luciane Neves Canha (UFSM)
• Pesquisador no Setor Público, Marilia Patta Ramos (UFRGS)
• Profissional de Comunicação Científica, Juliana Bublitz (Grupo RBS)

Agraciados no Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho 2022:

Categoria de competições internacionais/projetos de pesquisa: 
• Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize - SJWP 2022) - 1° lugar na etapa brasileira com o projeto "SustainPads: absorventes sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes 
• Feira Mundial de Computação (INFOMATRIX 2022) - 1º lugar com o projeto “Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho”, Victórya Leal Altmayer Silva 
• Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions) - 1º lugar com o projeto "Desenvolvimento em software 3D CAD de válvula exalatória alternativa para respirador mecânico”, Sofia Nascimento Mazin 

Categoria de competições nacionais/olimpíadas: 
• Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarOn 2022), Thais Schvan Zawaski e Kauan Karlinski Rakoski 
• Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP 2021), Miguel Figueredo Dias, Luiza C P. L. Menegotto, Affonso Barizon Muterle, Ivoli Junior Rodrigues Guedes, Rafaela Garcez Ataydes, Rafaela dos Santos, Bianca Celi dos Santos, Pietro Longo Leal, Felipe Becker Frohlich, Breno Pizzolatto Pires, Amanda Pagel Blank, Victoria de Almeida Quadros, Mauri Delgado Hernandez e Felipe Pasini Graeff 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia