Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

INOVA RS: confira as novidades de dezembro da região Sul

Publicação:

Informativo Inova RS região Sul
Informativo Inova RS região Sul

INOVA Retrospectiva

Em 2021, o INOVA RS completou 2 anos de existência com diversos projetos inovadores sendo construídos por uma série de atores e instituições ao redor do Estado.

A região Sul orgulha-se de fazer parte desta grande equipe formada pela colaboração de diversos agentes que trabalham com o mesmo propósito em prol do desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação.

Card Sul
- - Foto: Teylor Pitana
No decorrer de 2021, foram realizadas muitas atividades de importância para o desenvolvimento da região.

É com esta sinergia que gostaríamos de iniciar 2022, tendo em vista que um ecossistema de inovação bem-sucedido é o resultado de um processo de evolução contínua.

Evento Anual INOVA RS

Foto de um grupo de pessoas com um telão escrito "Evento Anual INOVA RS"
Em celebração, a secretaria reconheceu o trabalho realizado pelas regiões do INOVA RS - Foto: Adriana Figueiredo
Na terça-feira, 30 de novembro, aconteceu o Evento Anual de Avaliação e Reconhecimento do Programa. Esse foi um momento para celebrar as vitórias e apresentar os resultados do trabalho do ano de 2021.

A região Sul destacou os caminhos trilhados para o fortalecimento do Ecossistema Regional de Inovação, ressaltando as parcerias firmadas com a quádrupla hélice, em especial com as ICTs e Startups, com foco em editais e programas de empreendedorismo e inovação, visando à consolidação de novos projetos alinhados à visão de futuro da região. Isso se deu através da sensibilização e promoção da cultura de inovação, por meio de eventos como a Jornada de Inovação na Saúde e no Agronegócio, e através de reuniões estratégicas realizadas presencialmente nos municípios. Além disso, foram realizadas ações de apoio aos municípios, como o “INOVA – Município”, uma estratégia para promover o empreendedorismo digital e impulsionar a criação de negócios virtuais.

INOVA RS e Pelotas Parque Tecnológico engajados na mobilização da Consulta Popular 2021 para aprovação do projeto Cidades Inteligentes

Instituída em 1998, pela Lei nº 11.179, a consulta popular permite que a população defina diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado.

Neste ano, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), o Pelotas Parque Tecnológico, o Oceantec Parque Tecnológico e o programa INOVA RS assinaram convênio de parceria para fortalecer as ações de inovação junto aos municípios e às suas comunidades.

Desta forma, a Consulta Popular 2021 do RS, coordenada pelo COREDE SUL, está disponibilizando um projeto voltado a Cidades Inteligentes que pode atender até oito municípios com instalação de um ou mais pontos de internet gratuita. Isso deve permitir à população o acesso à internet em espaços públicos como praças, praias, rodoviárias e outros locais estratégicos.

A possibilidade de que oito municípios possam ser contemplados com a ação vai ao encontro dos objetivos desta parceria. “O tema das Cidades inteligentes é urgente, e precisamos estar cada vez mais atualizados. Esse projeto depende da mobilização de todos, mas tenho certeza de que a população entende a sua importância”, destaca Rosâni Ribeiro, diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico.

FURG é a universidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul

No dia 8 de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu o certificado de 12ª universidade mais empreendedora do país. As informações são do ranking Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).

Na ocasião, a universidade recebeu destaque em outras duas áreas, ocupando a 3ª colocação nacional na categoria inovação e a 1ª posição entre as universidades empreendedoras do Rio Grande do Sul.

De acordo com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada, o reconhecimento impulsiona o comprometimento empregado nas ações desenvolvidas dentro da universidade para o amadurecimento do tema bem como consolida o espaço singular que ocupa no contexto regional da inovação.

O ranking é composto por seis pilares: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro; cada um com seus respectivos rankings isolados.

Para o reitor Danilo Giroldo, o reconhecimento demonstra o quanto a FURG vem progressivamente avançando no desenvolvimento de ações na área da inovação e do empreendedorismo, resultado direto do envolvimento de diversas pessoas iniciado em gestões administrativas anteriores.

Semana Global do Empreendedorismo inspirou a inovação no sul do Estado

A cidade de Rio Grande (RS) recebeu uma programação movimentada na Semana Global do Empreendedorismo (SGE), de 17 a 19 de novembro. A sede foi a Nova Rheingantz, patrimônio que está sendo revitalizado e inspira um novo momento na região.

O coordenador do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) e do INOVA RS na região Sul, Artur Gibbon, e as gestoras de Inovação Taynara Domingues e Aline Estima marcaram presença no SGE.

No último dia de atividades, as startups do Oceantec e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) apresentaram suas soluções inovadoras e serviços para os presentes.

Ao todo, 14 startups apresentaram suas soluções durante o evento. Entre os palestrantes, estiveram Juan Pablo Boeira, CEO da AAA Inovação; Marcelo Paes, head do Co.nectar HUB e CMO no Sindilojas POA; Thomas Job Antunes, executivo no Instituto Hélice e conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS; e Paulo Renato Cabral, gerente do Sebrae Nacional. Os cases locais abordaram o gourmet tech, com Guilherme Marzol, do Frozen Espaço Gastronômico, e educação 5.0, com Luana Porto, proprietária e mantenedora de nove unidades de ensino.

Site: http://eventoup.com.br
Facebook: /unindoperspectivas
Instagram: @unindoperspectivas

UFPEL E EMBRAPII assinam convênio para implantação de unidade

-
Assinatura do convênio UFPel /Embrapii - Foto: Rosâni Ribeiro

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinaram, no dia 03 de dezembro, convênio relativo à implantação da Unidade Embrapii na UFPel, a InovAgro. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e marcou o início das atividades da Unidade.

Segundo o professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e diretor da unidade InovAgro, Luis Ávila, a unidade será uma oportunidade para colaborar com o desenvolvimento regional e nacional na área de ciências agrárias.

Durante a solenidade, a coordenadora do INOVA RS região Sul Rosâni Ribeiro e a gestora de Inovação Crislaine Barcellos conversaram com o diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, sobre parcerias e a realização de eventos como o "Embrapii Day".

Embrapii Rosani e Cris
27170319-embrapii-rosani-e-cris.png

Ações estratégicas iTec/FURG e ACI/CDL São Lourenço do Sul

-
iTec/FURG E ACI/CDL São Lourenço Do Sul - evento híbrido - Foto: Embrapii/ACI/CDL
-
iTec/FURG E ACI/CDL São Lourenço Do Sul - evento híbrido - Foto: Embrapii/ACI/CDL
No dia 30 de novembro o prof. Márcio Machado representou a unidade Embrapii iTec/FURG - Centro de Robótica e Ciência de Dados, palestrando para a diretoria, associados e empresários da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas (ACI/CDL) de São Lourenço do Sul. Esta tinha sido uma demanda da entidade em visita técnica do INOVA RS ao município, quando foi identificado que algumas empresas locais necessitavam de soluções de automação em seus processos.

ACI/CDL realizou jantar do associado com palestra da jornalista Giane Guerra, do Grupo RBS

"Cenários Econômicos 2021: O Futuro Pós-Pandemia” foi o tema da palestra proferida aos associados da entidade, bem como diretoria, empresários, representantes políticos locais, entidades representativas do Estado e o programa INOVA RS, representado pelo coordenador Artur Gibbon e as gestoras de Inovação.

-
Jantar ACI/CDL São Lourenço Do Sul - Foto: Crislaine Barcellos

Formação de parcerias estratégicas

Prefeito Vinicius Pegoraro e lideranças recebem as gestoras do INOVA RS região Sul na prefeitura de Canguçu

O prefeito Vinicius Pegoraro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo Nilson Nörnberg e demais colaboradores do município de Canguçu participaram de uma reunião especial com a temática da inovação.

Na ocasião as gestoras de Inovação e Tecnologia da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) Taynara Domingues, Crislaine Barcellos e Aline Mattos explicaram que o INOVA RS é um dos pilares para a transformação do estado do Rio Grande do Sul, em se tratando dos conceitos de inovação aplicada à economia regional, e destacaram possibilidades de conexão entre o município e demais programas da SICT.

Durante a conversa, se debateu a possibilidade de o município implementar uma lei municipal de Inovação, em convergência com as disposições da Lei Gaúcha de Inovação, visando a alavancar a instalação de novas empresas e a ampliação das já existentes, a fim de fomentar ainda mais o setor.

Convênio de impulsionamento à Tecnologia e Inovação no Estado é firmado pelo Pelotas Parque Tecnológico e pela +praTI

Movimentando o setor de educação em Tecnologia da Informação e Inovação no Rio Grande do Sul, o Pelotas Parque Tecnológico e a iniciativa +praTI firmaram um convênio de promoção da tecnologia com foco na união de esforços para incentivar jovens a conhecer novas oportunidades inovadoras. A parceria institucional foi oficialmente lançada no dia 15 de dezembro em um webinário com o tema “O ecossistema da tecnologia na região sul do Estado”, transmitido através do canal do YouTube da +praTI.

Ao assistir o webinar, é possível conferir o bate-papo entre a diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico e demais atores do ERI.

Prefeito Ivan Antônio Guevara, vice-prefeito José Cláudio Ávila da Silva e lideranças recebem as gestoras do INOVA RS região Sul na Prefeitura de Arroio Grande

-
Reunião de lideranças na Prefeitura de Arroio Grande - Foto: Prefeitura de Arroio Grande
Em reunião realizada no dia 21 de dezembro, as gestoras de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) Crislaine Barcellos e Aline Estima de Mattos foram recebidas na prefeitura municipal de Arroio Grande pelo prefeito Ivan Antônio, o vice-prefeito José Cláudio, a secretária municipal da Educação Maria Angélica, o secretário municipal da Agricultura e Desenvolvimento Econômico Luís Henrique, a secretária municipal de Coordenação Política Roseane Guevara, o secretário municipal de Meio Ambiente Roberto Viríssimo, o presidente da Associação Comercial Thiago Vieira e a representante do CDL Odena Caetano.

Na pauta da reunião esteve a apresentação do programa INOVA RS, da visão de futuro da região e dos caminhos trilhados até o momento para o fortalecimento do Ecossistema Regional de Inovação. Tiveram destaque as parcerias firmadas com a quádrupla hélice, em especial com as ICTs e Startups, e o foco em editais e programas de empreendedorismo e inovação, visando à consolidação de novos projetos alinhados à visão de futuro da região e às demandas do município.

A reunião possibilitou discutir e avaliar alternativas para conectar e inserir o município de Arroio Grande no mapa da inovação, abrindo as portas para o desenvolvimento de iniciativas com foco em nível local. Para tal, foi apontado como alternativa o programa Educar para Inovar, que visa a capacitação de professores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico. Foi apontada como alternativa, também, a implementação de uma lei municipal de Inovação, em convergência com as disposições da Lei Estadual da Inovação, visando a alavancar a instalação de novas empresas e a ampliação das já existentes, a fim de fomentar ainda mais o setor. Foram discutidos, ainda, assuntos estratégicos, como a Logística Reversa e a importância das cooperativas de reciclagem na gestão dos resíduos sólidos urbanos e a agregação de valor aos produtos do agronegócio, dentre outros.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia