INOVA RS: confira as novidades de dezembro da região Sul
Publicação:

INOVA Retrospectiva
Em 2021, o INOVA RS completou 2 anos de existência com diversos projetos inovadores sendo construídos por uma série de atores e instituições ao redor do Estado.
A região Sul orgulha-se de fazer parte desta grande equipe formada pela colaboração de diversos agentes que trabalham com o mesmo propósito em prol do desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação.
É com esta sinergia que gostaríamos de iniciar 2022, tendo em vista que um ecossistema de inovação bem-sucedido é o resultado de um processo de evolução contínua.
Evento Anual INOVA RS
A região Sul destacou os caminhos trilhados para o fortalecimento do Ecossistema Regional de Inovação, ressaltando as parcerias firmadas com a quádrupla hélice, em especial com as ICTs e Startups, com foco em editais e programas de empreendedorismo e inovação, visando à consolidação de novos projetos alinhados à visão de futuro da região. Isso se deu através da sensibilização e promoção da cultura de inovação, por meio de eventos como a Jornada de Inovação na Saúde e no Agronegócio, e através de reuniões estratégicas realizadas presencialmente nos municípios. Além disso, foram realizadas ações de apoio aos municípios, como o “INOVA – Município”, uma estratégia para promover o empreendedorismo digital e impulsionar a criação de negócios virtuais.
INOVA RS e Pelotas Parque Tecnológico engajados na mobilização da Consulta Popular 2021 para aprovação do projeto Cidades Inteligentes
Instituída em 1998, pela Lei nº 11.179, a consulta popular permite que a população defina diretamente parte dos investimentos que constarão no orçamento do Estado.
Neste ano, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), o Pelotas Parque Tecnológico, o Oceantec Parque Tecnológico e o programa INOVA RS assinaram convênio de parceria para fortalecer as ações de inovação junto aos municípios e às suas comunidades.
Desta forma, a Consulta Popular 2021 do RS, coordenada pelo COREDE SUL, está disponibilizando um projeto voltado a Cidades Inteligentes que pode atender até oito municípios com instalação de um ou mais pontos de internet gratuita. Isso deve permitir à população o acesso à internet em espaços públicos como praças, praias, rodoviárias e outros locais estratégicos.
A possibilidade de que oito municípios possam ser contemplados com a ação vai ao encontro dos objetivos desta parceria. “O tema das Cidades inteligentes é urgente, e precisamos estar cada vez mais atualizados. Esse projeto depende da mobilização de todos, mas tenho certeza de que a população entende a sua importância”, destaca Rosâni Ribeiro, diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico.
FURG é a universidade mais empreendedora do Rio Grande do Sul
No dia 8 de dezembro, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu o certificado de 12ª universidade mais empreendedora do país. As informações são do ranking Universidades Empreendedoras, organizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior).
Na ocasião, a universidade recebeu destaque em outras duas áreas, ocupando a 3ª colocação nacional na categoria inovação e a 1ª posição entre as universidades empreendedoras do Rio Grande do Sul.
De acordo com o coordenador de empreendedorismo e incubação de empresas da FURG, Alessio Almada, o reconhecimento impulsiona o comprometimento empregado nas ações desenvolvidas dentro da universidade para o amadurecimento do tema bem como consolida o espaço singular que ocupa no contexto regional da inovação.
O ranking é composto por seis pilares: cultura empreendedora, extensão, inovação, internacionalização, infraestrutura e capital financeiro; cada um com seus respectivos rankings isolados.
Para o reitor Danilo Giroldo, o reconhecimento demonstra o quanto a FURG vem progressivamente avançando no desenvolvimento de ações na área da inovação e do empreendedorismo, resultado direto do envolvimento de diversas pessoas iniciado em gestões administrativas anteriores.
Semana Global do Empreendedorismo inspirou a inovação no sul do Estado
A cidade de Rio Grande (RS) recebeu uma programação movimentada na Semana Global do Empreendedorismo (SGE), de 17 a 19 de novembro. A sede foi a Nova Rheingantz, patrimônio que está sendo revitalizado e inspira um novo momento na região.
O coordenador do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) e do INOVA RS na região Sul, Artur Gibbon, e as gestoras de Inovação Taynara Domingues e Aline Estima marcaram presença no SGE.
No último dia de atividades, as startups do Oceantec e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da FURG (Innovatio) apresentaram suas soluções inovadoras e serviços para os presentes.
Ao todo, 14 startups apresentaram suas soluções durante o evento. Entre os palestrantes, estiveram Juan Pablo Boeira, CEO da AAA Inovação; Marcelo Paes, head do Co.nectar HUB e CMO no Sindilojas POA; Thomas Job Antunes, executivo no Instituto Hélice e conselheiro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS; e Paulo Renato Cabral, gerente do Sebrae Nacional. Os cases locais abordaram o gourmet tech, com Guilherme Marzol, do Frozen Espaço Gastronômico, e educação 5.0, com Luana Porto, proprietária e mantenedora de nove unidades de ensino.
Site: http://eventoup.com.br
Facebook: /unindoperspectivas
Instagram: @unindoperspectivas
UFPEL E EMBRAPII assinam convênio para implantação de unidade
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) assinaram, no dia 03 de dezembro, convênio relativo à implantação da Unidade Embrapii na UFPel, a InovAgro. A cerimônia ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e marcou o início das atividades da Unidade.
Segundo o professor da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel e diretor da unidade InovAgro, Luis Ávila, a unidade será uma oportunidade para colaborar com o desenvolvimento regional e nacional na área de ciências agrárias.
Durante a solenidade, a coordenadora do INOVA RS região Sul Rosâni Ribeiro e a gestora de Inovação Crislaine Barcellos conversaram com o diretor de operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira, sobre parcerias e a realização de eventos como o "Embrapii Day".
Ações estratégicas iTec/FURG e ACI/CDL São Lourenço do Sul
ACI/CDL realizou jantar do associado com palestra da jornalista Giane Guerra, do Grupo RBS
"Cenários Econômicos 2021: O Futuro Pós-Pandemia” foi o tema da palestra proferida aos associados da entidade, bem como diretoria, empresários, representantes políticos locais, entidades representativas do Estado e o programa INOVA RS, representado pelo coordenador Artur Gibbon e as gestoras de Inovação.
Formação de parcerias estratégicas
Prefeito Vinicius Pegoraro e lideranças recebem as gestoras do INOVA RS região Sul na prefeitura de Canguçu
O prefeito Vinicius Pegoraro, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbanismo Nilson Nörnberg e demais colaboradores do município de Canguçu participaram de uma reunião especial com a temática da inovação.
Na ocasião as gestoras de Inovação e Tecnologia da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) Taynara Domingues, Crislaine Barcellos e Aline Mattos explicaram que o INOVA RS é um dos pilares para a transformação do estado do Rio Grande do Sul, em se tratando dos conceitos de inovação aplicada à economia regional, e destacaram possibilidades de conexão entre o município e demais programas da SICT.
Durante a conversa, se debateu a possibilidade de o município implementar uma lei municipal de Inovação, em convergência com as disposições da Lei Gaúcha de Inovação, visando a alavancar a instalação de novas empresas e a ampliação das já existentes, a fim de fomentar ainda mais o setor.
Convênio de impulsionamento à Tecnologia e Inovação no Estado é firmado pelo Pelotas Parque Tecnológico e pela +praTI
Movimentando o setor de educação em Tecnologia da Informação e Inovação no Rio Grande do Sul, o Pelotas Parque Tecnológico e a iniciativa +praTI firmaram um convênio de promoção da tecnologia com foco na união de esforços para incentivar jovens a conhecer novas oportunidades inovadoras. A parceria institucional foi oficialmente lançada no dia 15 de dezembro em um webinário com o tema “O ecossistema da tecnologia na região sul do Estado”, transmitido através do canal do YouTube da +praTI.
Ao assistir o webinar, é possível conferir o bate-papo entre a diretora executiva do Pelotas Parque Tecnológico e demais atores do ERI.
Prefeito Ivan Antônio Guevara, vice-prefeito José Cláudio Ávila da Silva e lideranças recebem as gestoras do INOVA RS região Sul na Prefeitura de Arroio Grande
Na pauta da reunião esteve a apresentação do programa INOVA RS, da visão de futuro da região e dos caminhos trilhados até o momento para o fortalecimento do Ecossistema Regional de Inovação. Tiveram destaque as parcerias firmadas com a quádrupla hélice, em especial com as ICTs e Startups, e o foco em editais e programas de empreendedorismo e inovação, visando à consolidação de novos projetos alinhados à visão de futuro da região e às demandas do município.
A reunião possibilitou discutir e avaliar alternativas para conectar e inserir o município de Arroio Grande no mapa da inovação, abrindo as portas para o desenvolvimento de iniciativas com foco em nível local. Para tal, foi apontado como alternativa o programa Educar para Inovar, que visa a capacitação de professores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico. Foi apontada como alternativa, também, a implementação de uma lei municipal de Inovação, em convergência com as disposições da Lei Estadual da Inovação, visando a alavancar a instalação de novas empresas e a ampliação das já existentes, a fim de fomentar ainda mais o setor. Foram discutidos, ainda, assuntos estratégicos, como a Logística Reversa e a importância das cooperativas de reciclagem na gestão dos resíduos sólidos urbanos e a agregação de valor aos produtos do agronegócio, dentre outros.