Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Comitiva da Sict visita projeto de living lab aprovado por Edital do TEC4B, em Santa Rosa

Realizada nos dias 15 e 16 de junho, agenda também incluiu visita a Passo Fundo

Publicação:

Foto de várias pessoas de pé e agachadas, sorrindo. À direita está escrito "Smart LiveLab - Unijuí"
Comitiva da Sict cumpriu agendas em Passo Fundo e Santa Rosa - Foto: Divulgação
Por ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT

O diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (Sict), Diego Moraes, e o coordenador do programa TEC4B, Rafael Paglioli, cumpriram agendas nas cidades de Passo Fundo, na região Produção e Norte, e Santa Rosa, na região Noroeste e Missões, nos dias 15 e 16 de junho. O principal objetivo foi a visita ao Smart LiveLab, na Unijuí campus Santa Rosa, projeto aprovado no Edital TEC4B 2021, do qual Rafael é gestor. 

O roteiro teve início em Passo Fundo, na quinta-feira, em agenda com a Aliança Empresarial da cidade. Na sequência, a comitiva visitou o UPF - Parque Tecnológico, na Universidade de Passo Fundo. No final da tarde, Moraes e Paglioli foram recebidos na Prefeitura Municipal. “Considerando a visão de futuro da região, buscamos tratar do potencial da cidade para projetos voltados para inovação em saúde, principalmente com foco em saúde digital”, contou Moraes. 

Na sexta-feira, a primeira programação incluiu entrevista à Rádio Noroeste e, na sequência, visita à Prefeitura de Santa Rosa, com recepção do prefeito, Anderson Mantei, vice-prefeito, Aldemir Ulrich, e equipe da administração municipal. O momento foi seguido de reunião na Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócios de Santa Rosa (ACISAP), com a vice-presidente Jacqueline Dutra. A agenda seguiu com ida às instalações do projeto do Smart LiveLab, do qual tanto a prefeitura do município quanto a ACISAP são parceiras. 

A visita foi destinada ao acompanhamento do andamento da implementação do projeto, que tem foco em cidades inteligentes e internet das coisas (Iot) e cujo fomento é proveniente da Sict. “Tivemos a percepção de que o projeto da Unijuí está muito bem encaminhado, com os ambientes físicos em fase final de estruturação e montagem de equipamentos. Percebemos também o engajamento e o comprometimento dos atores fundamentais ao sucesso e à sustentabilidade da iniciativa. O ecossistema como um todo está trabalhando alinhado”, avaliou Paglioli. 

Na ocasião, Moraes e Paglioli encontraram-se com a coordenação do Smart LiveLab e com os principais parceiros do projeto, incluindo empresas e a prefeitura. De acordo com o diretor Diego, o momento foi destinado a compreender como o living lab poderia ser utilizado para gerar novos negócios e contribuir para a resolução de desafios do município por meio de uma abordagem de cidades inteligentes e decisões baseadas em dados. 

Ainda na Unijuí, a comitiva acompanhou a assinatura do Termo de Cooperação entre a Unijuí e as empresas Tecnicon Sistemas Gerenciais, Celeyro e Quasat Engenharia. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia