Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Startup Lab apresenta casos de sucesso no RS Innovation Stage

Painel encerrou a programação do primeiro dia (29) no palco do governo

Publicação:

Painel do Startup Lab encerrou o primeiro dia do RS Innovation Stage
Painel do Startup Lab encerrou o primeiro dia do RS Innovation Stage - Foto: Vinícius Cabral / Ascom Sict
Por JOÃO FELIPE BRUM / ASCOM SICT

Casos de sucesso do programa Startup Lab, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), foram tema do painel de encerramento do primeiro dia do RS Innovation Stage. A gestora de inovação e tecnologia Gisele Hidalgo, da região Metropolitana e Litoral Norte, explicou que o Startup Lab é um programa de incentivo à inovação aberta, pois faz a ponte entre empresas e suas dores e startups e suas soluções.

Para auxiliar nesse processo, foi desenvolvido um método pelo Instituto Hélice. “Dessa forma, o programa busca difundir a inovação através de oportunidades de desenvolvimento para todos os envolvidos, que podem ser empresas de pequeno, médio ou grande porte”, pontuou.

Para iniciar a apresentação dos cases, a coordenadora de planejamento da Sulmed Assistência Médica, Ana Eduarda Santos, contou que a operadora de planos de saúde de Porto Alegre aproveitou a participação no Startup Lab para começar a tirar a inovação do papel e executar novos planos. “Nosso setor é regulado e muito difícil de inovar. Com o auxílio de gestores, readequamos linhas de negócios, criamos vantagens competitivas e melhoramos a performance”, relatou.

O gestor do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do Hospital Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, Geraldo Aguiar, reforçou a dificuldade de inovar no setor da saúde, que só foi contornada após a criação do centro. “Em quatro anos, conseguimos evoluir bastante. Estamos no Tecnopuc e aceleramos startups. A experiência do paciente é uma bandeira forte”, disse. Segundo Aguiar, trabalhar com inovação aberta e ter uma rede estratégica de parceiros têm sido fundamentais para essa evolução.

Em seguida, o fundador da Legacy 360, Yuri Menezes, relatou que sua assessoria de vendas encontrou dificuldades no mercado do marketing digital, o que os levou a procurar novas opções de tecnologia. Para inovar, eles decidiram incorporar a inteligência artificial. “Conhecemos o Startup Lab e participamos de uma rodada de negócios, que gerou o maior contrato da empresa. Tivemos um minuto de pitch e convencemos o pessoal a nos contratar. Isso acelerou nosso processo de crescimento”, contou.

Para finalizar as apresentações, o CEO da AlgaSul Biotecnologia de Microalgas, Bruno Galler, afirmou que a proximidade com o mar foi essencial para instalar a empresa em Rio Grande. Ela foi selecionada em edital da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) para desenvolver uma nova linha de produtos. “Com o apoio do pessoal do Startup Lab, conseguimos entender melhor o negócio e decidir quais ideias iríamos levar adiante”, explicou.

O RS Innovation Stage, palco do governo no South Summit Brazil 2023, teve 17 atividades nessa quarta-feira (29), incluindo debate sobre sustentabilidade ambiental, apresentação de mapeamento de startups, lançamento da plataforma Rede RS Startup, competição de escolas no Hackatchê e divulgação de resultados do RS Seguro.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia