Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Sict, Fapergs e Uergs discutem planejamento para a gestão 2023-2026

Dirigentes reuniram-se na secretaria para debater pontos do Planejamento Estratégico da Sict

Publicação:

Conversa foi conduzida pela titular da Sict, Simone Stülp
Conversa foi conduzida pela titular da Sict, Simone Stülp - Foto: Adriana Figueiredo / Ascom Sict
Por Luciana Salimen / Ascom Sict

O Planejamento Estratégico desenhado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS foi tema de reunião entre as direções da Sict e das instituições vinculadas – Universidade Estadual do RS (Uergs) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) , nesta terça-feira (13/6). Conduzida pela titular da pasta, Simone Stülp, a conversa destrinchou os pontos principais e as ações que estão em condução e o planejamento para materializá-los.   

Ao apresentar os eixos prioritários, compostos por diferentes frentes de atuação, Simone ressaltou como o trabalho foi moldado: “Tivemos que eleger prioridades e, para isso, além de sempre levarmos em conta o bem-estar social de uma forma ampla, tomamos o cuidado de estar alinhados com o plano de governo e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU. 

O Planejamento Estratégico baseia-se em três eixos: Incluir, Transformar e Conectar. No primeiro, destaca-se principalmente o trabalho com a educação básica, tão importante para o desenvolvimento social. “A educação é a base de tudo, a partir dela podemos evoluir como sociedade sob todos os aspectos”, afirmou Simone. 

O desenvolvimento de políticas públicas em prol da saúde, em parceria com os setores acadêmico e empresarial, faz parte do eixo Transformar. “Somos um estado envelhecido, e isso nos traz o desafio de inovar na área da saúde para atender com qualidade uma demanda que tende a crescer”, explicou Simone. O desenvolvimento do setor de semicondutores, dentro da estratégia das áreas portadoras de futuro, também compõe o eixo.  

Por fim, o eixo Conectar preconiza estreitar relações com o setor público dos municípios, uma vez que a vida acontece, de fato, nas cidades. Temos a Lei Gaúcha de Inovação e precisamos estimular os municípios a criarem suas leis de inovação, de forma que o tema seja contemplado em todo o território gaúcho”, concluiu a secretária.  

Os dirigentes da Uergs e da Fapergs presentes na reunião destacaram que já estão trabalhando dentro de uma linha que vai ao encontro das prioridades elencadas pela Sict, mas que, a partir de agora, usarão o Planejamento Estratégico como norte para ações futuras.

Confira o  Planejamento Estratégico Sict 2023-2026 (.pdf 32,88 MBytes)

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia