Sict destaca políticas públicas de inovação no Oktober Summit de Igrejinha
Painelistas detalharam programas como o Inova RS, que promove o desenvolvimento de ecossistemas regionais
Publicação:

As políticas de governo que têm alavancado o ecossistema gaúcho de inovação foram destaque no Oktober Summit, evento realizado em Igrejinha, no Vale do Paranhana. Em dois painéis, nesta sexta-feira (3), integrantes da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) apresentaram os principais programas que conectam pesquisa, inovação e desenvolvimento.
A ações estratégicas estão previstas na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Pecti-RS 2025-2030), implementada pela gestão de Eduardo Leite para fortalecer a criação, atração e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, institutos de pesquisa e universidades. “Essa política promove um ambiente propício ao empreendedorismo inovador e às atividades científicas e tecnológicas no nosso Estado”, reforçou o diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict, Guilherme Camboim. Conforme ressaltou, cooperativismo, desburocratização, digitalização, inclusão social, resiliência e sustentabilidade são alguns dos princípios contemplados.
Nesse contexto, está inserido o Inova RS, programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias entre sociedade civil organizada, academia, setor empresarial e governo, com atuação nos oito ecossistemas regionais gaúchos. "Através do Inova RS, estudamos com profundidade a melhor forma de contribuir com o desenvolvimento das regiões de acordo com as características de cada local. É um plano de Estado para longo prazo", complementou o diretor, ao mencionar outras ações implementadas pela Sict, como o Startup Lab, a Rede RS Startup, o programa Semicondutores RS e a realização do South Summit Brazil.
Educar para inovar
A formação é um dos eixos principais da política estadual, conforme detalhou a diretora de Gestão da Inovação da Sict, Emily Bittencourt, que participou de outro painel no Oktober Summit. “Temos programas focados em todas as áreas que envolvem os ambientes de inovação no Rio Grande do Sul, incluindo o desenvolvimento da ciência e da educação. A proposta é formar o professor para que seja um multiplicador, para levar às crianças toda a sua experiência na área da inovação e do empreendedorismo”, disse ela, ao relacionar os objetivos dos programas Professor do Amanhã e RS Talentos.
A atuação do Centro de Referência Internacional em Estudos Relacionados às Mudanças Climáticas (Criec) também foi destacada. "Todo o conhecimento surgido a partir dos editais e centros de pesquisa serão difundidos para as comunidades, com o objetivo de, no futuro, mitigar os efeitos dos próximos eventos extremos", afirmou.
O evento
O Oktober Summit ocorreu no Alles Blau Shopping, com o objetivo de conectar empresários, startups, universidades, estudantes e lideranças públicas em torno de debates sobre inovação, desenvolvimento econômico e transformação social, indústria, comércio e serviços.