Sict apresenta ações à vice-prefeita de Nova Iorque
Iniciativas voltadas ao clima e à educação estiveram na pauta
Publicação:

A vice-prefeita de Nova Iorque (EUA), Ana Almanzar, participou de uma série de agendas com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) nesta quinta-feira (2). Ana pôde conhecer mais sobre iniciativas ligadas ao clima e à educação lideradas pelo governo do Estado e pela Sict.
Durante a manhã, em reunião com o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande, foram apresentadas ações elaboradas a partir da tragédia meteorológica de maio do ano passado. “Após as inundações sofridas em 2024, o governo criou o Plano Rio Grande e foram adotadas uma série de medidas para resiliência climática, de forma que o Estado esteja preparado para enfrentar eventos semelhantes”, afirmou Guilherme Camboim, diretor de Conhecimento para Inovação, Ciência e Tecnologia da Sict.
Também participaram da reunião representantes da Defesa Civil estadual e da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg).
Já pela tarde, a vice-prefeita visitou escolas de Porto Alegre que integram o programa Educar para Inovar. Ainda durante a quinta-feira, Ana esteve em reunião com o governador Eduardo Leite, a secretária da Sict, Simone Stülp, e a Invest RS. A vice-prefeita também realizou visita ao Tecnopuc. “Foi uma alegria receber a vice-prefeita e poder mostrar a ela o trabalho que temos desenvolvido”, disse Simone.
Ana Almanazar é natural da República Dominicana e tem uma trajetória consolidada à frente de políticas públicas em prol dos direitos civis e da educação. "Gostei muito das pessoas que conheci em Porto Alegre. Calorosas, inteligentes, motivadas e inovadoras. Me senti muito inspirada e estou levando para Nova Iorque tudo que aprendi por aqui", destacou.
Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande
Criado em 2024 pelo governador Eduardo Leite, o Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande é um órgão consultivo e propositivo, cuja função é analisar e elaborar propostas científicas para o enfrentamento dos efeitos das mudanças do clima. A iniciativa é inédita no Brasil.
Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
Educar para Inovar
O Educar para Inovar visa a transformação do conhecimento a partir do engajamento dos professores como agentes indutores na formação dos alunos. Isso se dá através da capacitação de mentores nas novas formas de aprender e compartilhar conhecimento, fomentando a criação de uma rede de profissionais diferenciados no seu fazer pedagógico, integrando novas formas de aprendizagem e repensando o papel do professor e suas práticas como forma de ações para promover o protagonismo dos estudantes.
Em 2023, o programa conquistou o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integrando uma rede que recebe apoio técnico da agência internacional.