Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

#RetrôSict2023 - Rotas da Inovação percorre o estado em estratégia de interiorização e fortalecimento do ecossistema

Projeto da Sict visitou oito regiões entre julho e novembro, e teve apoio de 10 parceiros

Publicação:

Rotas da Inovação passou pelas regiões e mobilizou os atores do ecossistema
Rotas da Inovação passou pelas regiões e mobilizou os atores do ecossistema - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict
Por Ascom Sict

Liderado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), o projeto Rotas da Inovação percorreu, de julho a novembro, todas as regiões do estado para debater a inovação, aproximar os atores da quádrupla hélice governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada e avaliar o andamento do programa Inova RS.  

Ao lado de parceiros estratégicos, a equipe da Sict visitou os ecossistemas regionais dos Vales (Estrela), Central (Santa Maria), Fronteira Oeste e Campanha (Santana do Livramento), Serra Gaúcha (Flores da Cunha), Sul (Pelotas), Metropolitana e Litoral Norte (Gravataí), Produção e Norte (Frederico Westphalen) e Noroeste e Missões (Horizontina). Ao todo, a comitiva rodou 5.510,4 quilômetros para realizar os oito eventos, que contaram com a participação de 530 pessoas no total, vindas de 70 municípios. 

“Encerramos este trabalho de interiorização das nossas ações com um saldo muito positivo. Ir até as cidades e poder proporcionar estes encontros tão valiosos entre todos os atores que fazem a inovação acontecer faz toda a diferença. Criamos e fortalecemos alianças, mostramos possibilidades de fomento por meio dos nossos parceiros e ainda pudemos ter estes momentos de avaliação do Inova RS”, avaliou a titular da Sict, Simone Stülp. 

Secretária Simone Stülp e diretores da Sict participam de encontro do Rotas da Inovação
Secretária Simone Stülp e diretores da Sict participam de encontro do Rotas da Inovação - Foto: João Felipe Brum / Ascom Sict

“Nas oito regiões, tivemos participantes de todas as pás da quádrupla hélice. Em algumas, como Produção e Norte e Fronteira Oeste e Campanha, havia ampla maioria do governo, mas na região Noroeste e Missões, havia mais representantes de empresas. Já na região Sul, mais pessoas das universidades”, comentou Simone. Segundo ela, o projeto retornará em 2024, mas com novidades a serem anunciadas.  

Os parceiros do projeto em 2023 foram a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs); a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec); o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); o Badesul; o Banrisul; o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs); a Federasul; o Sesi; o Senai RS, e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). Nos encontros, essas instituições tiveram a oportunidade de abordar tópicos como financiamento público para inovação, políticas públicas e ações estratégicas em ciência, tecnologia e inovação. 

Marco Avaliativo do Inova RS 

Os encontros do Rotas da Inovação também tiveram um momento dedicado ao Marco Avaliativo do programa Inova RS, uma apreciação do trabalho realizado nas regiões nos últimos quatro anos, desde o Marco Zero, em 2019. Atores do ecossistema puderam falar sobre esse período, apontando pontos positivos e pontos de melhoria. 

O diretor do Ambientes de Inovação da Sict, Everado Daronco, destacou alguns itens levantados: “O Inova RS deu apoio à formação de ecossistemas locais de inovação, como o de Vacaria, na Serra Gaúcha. Também houve uma percepção de maior nível de maturidade da gestão dos coordenadores e do papel de orquestração dos gestores de inovação e tecnologia ao longo dos anos”. Ele complementou: “Por outro lado, o poder público municipal percebeu certa dificuldade de engajamento com os atores do ecossistema. Também precisamos demandar mais a Mesa do Inova RS, pois são as lideranças da região”. 

Na região Central, os atores do ecossistema aprovaram uma mudança na visão de futuro durante o Marco Avaliativo. Por unanimidade, eles escolheram incluir os eixos estratégicos de agronegócio, saúde e bem-estar e turismo, com ação transversal da educação.   

Para Daronco, o Rotas da Inovação fortalece o programa Inova RS: “É importante destacar que este olhar diferenciado para cada região é fundamental para que cada uma delas se desenvolva de acordo com seus potenciais e suas especificidades. Foi uma experiência muito rica e relevante para o desenvolvimento do programa Inova RS e do trabalho dos gestores de inovação e tecnologia que atuam nas regiões”. 

Retrospectiva 2023  

A série #RetrôSict2023 vai ao ar no mês de dezembro e tem o objetivo de destacar, por meio de reportagens no nosso portal e posts nas nossas redes sociais, ações, projetos e programas que marcaram 2023.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia