Rede RS Startup lança atualização do Mapeamento de Startups do Rio Grande do Sul
Nova versão apresenta filtros, gráficos e maior clareza sobre o cenário de startups no Estado
Publicação:

A Rede RS Startup, projeto vinculado à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, apresenta a atualização do Mapeamento de Startups do Rio Grande do Sul, ferramenta considerada referência no ecossistema de inovação gaúcho. Atualmente, o levantamento contabiliza 2.029 startups em todo o Estado, com uma maior concentração na Região Metropolitana de Porto Alegre. Cidades como Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo também têm papel relevante nesse cenário.
Desde o lançamento da primeira versão, em maio deste ano, o mapeamento despertou o interesse de investidores, empresas, gestores públicos e ambientes de inovação, oferecendo dados valiosos para fomentar o desenvolvimento regional.
“Com a atualização do painel, temos uma visão mais detalhada e estratégica do ecossistema de inovação. Isso permite análises mais assertivas e embasadas, beneficiando tanto gestores públicos quanto investidores e aceleradoras. Além disso, é possível acompanhar as tendências setoriais, o que ajuda na identificação de oportunidades de mercado promissoras”, afirma a coordenadora do projeto Rede RS Startup, Clarice Lamb.
Com esta atualização, o painel interativo foi aprimorado para facilitar ainda mais a navegação e a compreensão do ecossistema local. Entre as novas funcionalidades, estão:
-
Filtros por segmento para identificar startups atuantes em setores específicos;
-
Classificação por modelo de negócio, permitindo avaliar tendências de mercado;
-
Busca integrada por ambiente de inovação, como parques tecnológicos e hubs de inovação;
-
Evolução para cinco páginas de relatório e adição de gráficos para melhor visualização.
Além das startups, o painel reúne informações sobre:
-
15 centros de inovação;
-
52 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs);
-
49 incubadoras;
-
57 Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs);
-
22 parques tecnológicos.
Acesse o mapeamento clicando aqui.