Primeiro doutorado da Uergs é aprovado pela Capes
Doutorado Profissional em Educação recebeu conceito 4, numa escala de 1 a 5
Publicação:

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), conquistou a aprovação para a abertura do seu primeiro curso de doutorado. A proposta elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da Uergs foi chancelada pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), instância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsável pelas análises de novos cursos.
O resultado das avaliações foi publicado nesta segunda-feira (10). O Doutorado Profissional em Educação a ser ofertado pela Uergs também será o primeiro dessa área na região Litoral Norte.
O PPGed foi aberto em 2017 com a oferta do Mestrado Profissional em Educação, na Unidade Universitária da Uergs Litoral Norte - Osório. O programa conta, atualmente, com 20 docentes divididos em quatro linhas de pesquisa: Contextos e Cotidianos Educacionais e a Formação das Docências; Arte em Contextos Educacionais; Direitos Humanos, Educação e Tecnologias; Educação, Culturas, linguagens e práticas sociais.
De acordo com a atual coordenadora do PPGed, Sita Mara Sant’Anna, o Mestrado Profissional em Educação acolhe uma demanda significativa, pois a maior parte dos mestrandos são docentes que atuam na educação básica. Em seis anos, o PPGed já formou mais de 100 mestres. “A aprovação do doutorado consolidará o PPGed, que contribuirá ainda mais com o desenvolvimento regional, através da formação humana qualificada em pesquisas aplicadas e engajadas em educação”, comemora.
Elaboração e aprovação da proposta
A aprovação da abertura do Doutorado em Educação da Uergs referenda um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo pelo grupo de docentes do PPGed. De acordo com a atual coordenadora adjunta do programa, Veronice Camargo, o grupo começou a se mobilizar em torno da proposta em 2021 e, em março de 2022, o projeto inicial já estava estruturado.
Em junho de 2022, a Portaria Interna nº 065/2022 formalizou a criação de uma comissão para a elaboração da proposta do doutorado nos moldes da Capes. Essa comissão foi presidida pelo coordenador do mestrado à época, professor Eduardo Pacheco. Em janeiro deste ano, a proposta foi enviada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs (PROPPG), que faz a submissão à Capes. O resultado da avaliação foi homologado na 221ª Reunião do CTC-ES, realizada de 26 a 30 de junho de 2023.
Para que uma proposta de doutorado seja aceita, entre outros requisitos, é necessário que o programa proponente apresente uma significativa produção científica tanto de docentes quanto de discentes. Além disso, é preciso que o mestrado vinculado ao programa obtenha conceito a partir de 4, numa escala de 1 a 5.
Já nos primeiros anos do Mestrado Profissional em Educação, foram produzidos mais de 150 artigos acadêmicos a partir de projetos de pesquisa e de outras ações que também envolvem o ensino e a extensão universitária. Em sua primeira avaliação pela Capes, referente ao quadriênio 2017-2020, o mestrado obteve o conceito 4.
Para Sita, o conceito 4 recebido também pela proposta do doutorado é efeito de uma trajetória rica e positiva iniciada pelo mestrado. “Essa produção, atendendo a prerrogativas do mestrado profissional, são direcionadas ao pensar e repensar a escola, a educação básica e a formação de professores. Além disso, esses fatores, agregados a outros, com certeza contribuíram para a aprovação do doutorado pela Capes”, avalia a coordenadora.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs, Alexandre Derivi, avalia que a conquista do doutorado representa um reconhecimento do nível de excelência das atividades desenvolvidas pela universidade. “O doutorado contribui diretamente para o desenvolvimento da ciência, pois exige um maior nível de aprofundamento e estudo, já que a tese é o resultado de uma pesquisa científica com colaboração original ou descoberta inédita para a área de estudos específica”, explica.
“Essa é uma grande conquista da comunidade acadêmica, especialmente do corpo docente do PPGED, diretamente envolvido, e da Unidade Litoral Norte - Osório. Agora que já conhecemos o caminho, vamos em busca do segundo doutorado”, acrescentou Derivi.
“A aprovação do Doutorado em Educação da Uergs, ao mesmo tempo que nos coloca um desafio, representa o merecido reconhecimento do trabalho de um grupo de professoras e professores que têm dedicado sua atuação não só para o crescimento da nossa instituição, mas também para a luta que busca por uma sociedade justa através das ações que a educação pública possa oferecer”, disse o professor Eduardo Pacheco.
Leandro Forell, primeiro coordenador do Mestrado em Educação, conta que o grande desafio da primeira gestão do curso foi consolidar um mestrado dentro da missão da Uergs de promover a educação pública de qualidade de forma descentralizada. “Quanto mais avançamos nos cursos stricto sensu, mais qualidade nós levamos para a descentralização do ensino superior”, afirma.
“Estão de parabéns, a nossa universidade e todo o coletivo da Unidade no Litoral Norte da Uergs; todas as unidades da Universidade que apoiam o PPGed, dividindo conosco parte de seus docentes, e também a reitoria. As coordenações que nos antecederam e não mediram esforços para que essa conquista se realizasse, também precisam ser lembradas: Leandro Forell e Sandra Monteiro Lemos; Eduardo Pacheco, Maria Cristina Schefer, Rita Cristine Basso Soares Severo e, atualmente, Sita Mara Lopes Sant’Anna e Veronice Camargo da Silva. Aos docentes, discentes, egressos e o funcionário Marcus, o nosso muito obrigada”, agradece a professora Sita.
Os próximos passos
Por se tratar de um novo curso da universidade, agora a PROPPG da Uergs deverá encaminhar a proposta do doutorado ao Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, para o reconhecimento do curso nessa instância. Após esse reconhecimento, será organizado o edital para a abertura da primeira turma.