Prestação de contas eletrônica agora é padrão na Fapergs
Medida havia sido adotada de forma emergencial no período da pandemia
Publicação:

Com o objetivo de proporcionar um avanço significativo para a agilidade e eficiência do processo de análise e acompanhamento das prestações de contas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), publicou, nesta segunda-feira (19), a Resolução 06/2023, que estabelece o envio eletrônico como forma padrão para apresentação dos documentos de prestação de contas dos seus outorgados.
O formato eletrônico das PCs traz uma série de vantagens que beneficiarão tanto os pesquisadores quanto a própria Fapergs. A eliminação do uso de documentos físicos reduzirá significativamente o tempo e os custos associados à logística de envio e recebimento e permite uma análise mais ágil e precisa por parte da equipe responsável. Os processos ficarão armazenados de maneira digital e centralizados em um sistema seguro, facilitando a identificação de possíveis irregularidades e agilizando eventuais correções necessárias.
Para o diretor administrativo-financeiro da Fapergs, Mauro Mastella, com este padrão a Fapergs reafirma seu compromisso em promover a modernização dos seus processos e aprimorar a qualidade dos serviços prestados aos pesquisadores e à comunidade científica. “A entrega digital dos documentos de prestação de contas representa um importante passo rumo à desburocratização, transparência e agilidade, fortalecendo o apoio à pesquisa e o fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Rio Grande do Sul”, afirmou Mastella.
As prestações de contas eletrônicas serão enviadas via Sistema de Informação e Gestão de Projetos - SigFapergs, disponível no endereço eletrônico sig.fapergs.rs.gov.br/SigFapergs.
Para obter orientação sobre a forma de encaminhamento dos documentos basta acessar o novo roteiro para prestação de contas que está neste link: fapergs.rs.gov.br/prestacao-de-conta.