Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

“Inovação e educação são indissociáveis”, diz secretária em Fórum de Inovação em Panambi

Simone Stülp compartilhou as estratégias da Sict para alavancar o estado em evento promovido pelo Instituto Agregar

Publicação:

Secretária Simone participa de Fórum de Inovação em Panambi
Secretária Simone participa de Fórum de Inovação em Panambi - Foto: Cândida Schaedler / Ascom Sict
Por Cândida Schaedler / Ascom Sict

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, palestrou nesta quinta-feira (25) no 1º Fórum de Inovação de Panambi. Ela destacou as ações da pasta para alavancar a inovação no estado e apontou a importância de interiorizar as políticas públicas, bem como a indissociabilidade da educação e da inovação. 

“O que estou fazendo na secretaria é representar todos os atores da quádrupla hélice no meu papel enquanto secretária. Por isso, estamos muito abertos à construção conjunta”, destacou Simone no início da palestra. Ao apresentar o planejamento estratégico da secretaria para o ciclo 2023-2026, frisou que a pasta está aberta à discussão de cada um dos pontos. 

“A inovação não é uma caixinha que se leva pronta, mas, com a nossa narrativa e a nossa visão, podemos construir o que enxergamos para o futuro. Estarmos em 1° lugar em inovação no Brasil é ótimo, mas nos coloca também mais responsabilidade”, explicou. 

Simone enfatizou, ainda, a importância do histórico de empresas inovadoras do Rio Grande do Sul, ponto bastante alinhado à cultura associativista do estado, o que acaba, naturalmente, auxiliando os envolvidos a trabalharem de forma conjunta e colaborativa – uma premissa da inovação. “Ontem, quando cheguei a Panambi e conversei com empresas, vi que isso é muito forte aqui”, comentou. 

Em relação ao planejamento estratégico da pasta, Simone explicou os eixos prioritários, divididos em “Conectar”, “Transformar” e “Incluir”. Ela explicou que, apesar de se ter a continuidade do governo, é um novo momento, com desafios maiores: “O que já deu certo no ciclo anterior precisa dar mais certo ainda agora, e o que não deu certo precisa ser trabalhado”, apontou. 

Como parte da agenda de dois dias no município de Panambi, a secretária participou, ainda, da inauguração do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Bruning e visitou indústrias. 

1° Fórum de Inovação de Panambi 

Organizado pelo Instituto Agregar, que é mantido por atores como a Prefeitura Municipal de Panambi, Associação Comercial e Industrial (ACI) de Panambi e empresas como Bruning, Cotripal, Fockink, Kepler Weber, Saur e Tromink, o fórum discute estratégias de inovação e ecossistemas disruptivos. Mais de 400 pessoas se inscreveram no evento, que ocorre ao longo desta quinta-feira, na Associação dos Funcionários da Cotripal. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia