INOVA RS: confira as novidades de dezembro da região Serra e Hortênsias
Publicação:

Engajamento Do Ecossistema Regional De Inovação
Os meses de novembro e dezembro foram movimentados na região Serra e Hortênsias, destacando-se ações, conexões e parcerias em prol da inovação e tecnologia na região.
Ainda em novembro, a articulação do ecossistema culminou na realização de dois eventos relacionados à cultura de inovação na Região Serra e Hortênsias. Como desdobramento do projeto Cidades Inteligentes, o eixo Legislação teve andamento através da discussão acerca do marco regulatório, e foi realizado um workshop junto ao poder público.
No dia 23 de novembro, o Escritório de Regulação da Universidade de Caxias do Sul promoveu o I Fórum de Aceleração Municipal à Inovação e ao Empreendedorismo: mecanismos legais para inovação e tecnologia. O evento discutiu experiências do setor privado com cases de destaque no ecossistema de inovação e teve painéis com a apresentação das experiências dos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Gramado, Garibaldi, Canela e Porto Alegre para a inovação e tecnologia no âmbito local. Também foram apresentados mecanismos de inovação e a importância do apoio do poder público estadual, através da participação da SICT e da sua Diretoria de Ambientes de Inovação, e da PGE, com o caso dos oito Ecossistemas Regionais de Inovação do Rio Grande do Sul.
Realizado no UCS Teatro, o evento contou com o apoio do INOVA RS Serra e Hortênsias, do Parlamento Regional, entre outras entidades públicas e privadas. Como encaminhamento, será elaborado um documento de boas práticas para a inovação e empreendedorismo nas cidades, podendo vir a ser multiplicado para os demais Ecossistemas Regionais de Inovação do RS.
Acerca da sustentabilidade do ecossistema, houve a sucessão da coordenação de Edison Maletz junto ao Comitê Técnico, passando a ser conduzido por Marlene Guevara dos Santos e Alcir Cardoso. Outrossim, a coordenação capitaneada por Fernanda Magalhães Stalliviere e Thomas Job Antunes junto ao Comitê Estratégico passa a ser conduzida por Tiago Centenaro Mignoni e Eduardo Girotto.
A reunião da Mesa do INOVA RS na região Serra e Hortênsias ocorreu dia 08 de dezembro de 2021 e contou com a participação de Ricardo Bastos, secretário adjunto da SICT, e Everaldo Daronco, diretor de Ambientes de Inovação, que coordena o programa. A reunião contou com a apresentação dos novos coordenadores, apresentou o andamento e as perspectivas dos projetos prioritários, bem como destacou a previsão de maiores investimentos em projetos de inovação na região através de novos editais da SICT. Como ponto alto do evento, seguiram-se discussões acerca do andamento dos projetos prioritários e houve orientação da Mesa quanto aos rumos dos projetos.
O projeto da Indústria 4.0 destaca a união de esforços das entidades SENAI, SIMECS, SINDMÓVEIS e Movergs para articular o programa Startup Lab em prol da estratégia de engajamento do setor, com foco na Inovação para a Indústria. O projeto Experiência em Turismo destacou a sinergia das tecnologias portadoras de futuro previstas no projeto (Big Data e Geotecnologia) com as políticas públicas do Estado através do Geoportal lançado pela SPGG e o IEDE. O projeto Hub de Cidades Inteligentes, apresentou o projeto "Sistema de coleta de dados por dispositivos IoT (sensoriamento) para cidades inteligentes", na forma da implantação de sensoriamento IoT em cidades da região, que foi aprovado no Edital 01/2021 - INOVA RS, da SICT.
Em dezembro, ainda, foi promovida a conexão do programa INOVA RS Serra e Hortênsias com o programa Educar para Inovar, firmando parcerias estratégicas com o poder público municipal de Caxias do Sul através da Secretaria da Educação (SMED), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), da Secretaria de Educação do RS (SEDUC), do programa Cidade Empreendedora do SEBRAE e da Junior Achievement (JA) para a implementação de trilhas de inovação e tecnologia em escolas da rede municipal de ensino. As ações já estão sendo planejadas pelo grupo de trabalho, e o projeto deverá ser realizado junto às turmas de 7ª e 8ª anos do Ensino Fundamental em 2022.