Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inova 2024: saiba quais são os planos das regiões Sul e Noroeste e Missões

Em série especial, gestores de inovação e tecnologia relatam as perspectivas para este ano

Publicação:

WhatsApp Image 2024 01 17 at 14 21 19
-
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

Dividido em oito ecossistemas regionais de inovação, o programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), prepara diversas ações estratégicas para este ano. Nesta série especial, mostramos o planejamento de cada região para 2024, com foco em projetos, eventos e outras iniciativas. 

Nesta terceira reportagem (confira a primeira aqui e a segunda aqui), apresentamos os planos da região Sul, que prioriza o agronegócio, a economia do mar e a saúde em suas ações, e da região Noroeste e Missões, que aposta nas áreas de agronegócio, eletrometalmecânica e geração de energia.

Região Sul 

As áreas prioritárias do Inova RS Região Sul são o agronegócio, a economia do mar e a saúde. A região teve vários projetos aprovados em editais recentes da Sict, com propostas relacionadas ao agro e à saúde, além de um caso de sucesso em inovação do setor de bebidas. 

Entre as ações previstas, estão a elaboração de artigos sobre as temáticas da região, incluindo um estudo de caso sobre projetos de saúde, e o lançamento da segunda temporada de um podcast em parceria com o PPTCast, ferramenta do Pelotas Parque Tecnológico, com foco na economia azul. 

Deve ocorrer, ainda, a segunda edição do projeto Mentoria, que prevê a conexão de alunos do curso de Processos Gerenciais da Universidade Federal de Pelotas com produtores rurais. A linha temática será ESG – sustentabilidade e inovação no agronegócio. Outra iniciativa será a aproximação entre lideranças e produtores do município de Turuçu para apresentação do programa Produtos Premium, da Sict, voltada ao case de sucesso da pimenta. 

“Queremos organizar uma reunião de lideranças e entidades para criação de um Núcleo de Inovação junto à Câmara do Comércio em Rio Grande, com o objetivo de promover e estimular ações e projetos de inovação”, relata a gestora de inovação e tecnologia (GIT) Tenille Drews. Também deverá ser realizado um pitch drinks” para mulheres em Pelotas e Rio Grande, a fim de estimular o empreendedorismo feminino. 

A região receberá diversos eventos este ano, como a 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, em Capão do Leão, que contará com a Arena Digital, uma parceria com a Sict. Outros destaques são o Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul RS, em Rio Grande, a Fenadoce, em Pelotas, o Festival de Inverno, em São Lourenço do Sul, e o Techbusiness, em Pelotas. 

Região Noroeste e Missões 

O Inova RS Região Noroeste e Missões desenvolve ações focadas nas áreas de agronegócio, eletrometalmecânica e geração de energia. Nos editais mais recentes da Sict, foram aprovados projetos ligados ao agronegócio, à saúde e à inovação aberta, bem como um caso de sucesso em inovação do setor de bebidas.  

Conforme o GIT Cleber Eduardo Graef, a região se prepara para participar de múltiplos eventos este ano, incluindo South Summit Brazil (Porto Alegre), Gramado Summit (Gramado), Expodireto Cotrijal (Não-Me-Toque) e Fórum do Biogás (Chapecó/SC). Na região, alguns destaques são a Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa, o Noroeste Summit, em Três de Maio, o Fórum de Inovação do Instituto Agregar, em Panambi, e a Feira da Agroindústria e Agricultura Familiar (Feagri Missões), em Santo Ângelo. 

Uma novidade na área de comunicação é a segunda temporada do podcast InovaTalks, que apresentará conversas com representantes de ecossistemas de inovação de diferentes lugares. Será um episódio semanal, com previsão de lançamento para março. Estará disponível nos canais do YouTube do Mira Labs, do Criatec e do Instituto Agregar. 

Outra iniciativa envolve a organização de uma missão empresarial para o município de Salgado Filho, no Paraná, para conhecer o empreendimento da Cooperativa dos Produtores de Energia e Adubo (Coopenad). “A cooperativa tem um modelo de negócio interessante na temática de geração de energia, que pode inspirar novos negócios na região Noroeste e Missões. Estamos planejando essa missão para o primeiro semestre deste ano”, conta Graef. 

Além disso, a região deve contar com um ecossistema recentemente formado na cidade de Ijuí, chamado Impulsa Ijuí. As atividades para 2024 estão em fase de planejamento. O Inova RS também acompanha a construção das leis de inovação de Horizontina e Santo Ângelo já foram aprovadas as legislações de Ijuí e Panambi. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia