Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inova 2024: conheça o planejamento das regiões Serra Gaúcha e Metropolitana e Litoral Norte

Gestores de Inovação e Tecnologia contam quais as perspectivas para este ano em série especial

Publicação:

Sem Título 1
-
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

Dentro da estratégia de descentralizar e interiorizar as políticas públicas, o programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), conduzirá diversas ações nos oito ecossistemas regionais de inovação do estado ao longo deste ano. Nesta série especial, mostramos o planejamento de cada região para 2024, com foco em projetos, eventos e outras iniciativas. 

Nesta segunda reportagem (confira a primeira aqui), apresentamos a região Serra Gaúcha, que buscará impulsionar a inovação na indústria com uma trilha de palestras sobre inteligência artificial e desenvolver atividades de inovação social em Caxias do Sul, e a região Metropolitana e Litoral Norte, que planeja avançar em projetos das áreas de saúde, tecnologia da informação e comunicação, indústria criativa e educação.

Região Serra Gaúcha 

O Inova RS da região Serra Gaúcha elegeu, como áreas prioritárias, turismo, cidades inteligentes, educação tecnológica e indústria 4.0, com foco na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento sustentável da região. Segundo a gestora de Inovação e Tecnologia (GITs) Milene Rostirolla, a abordagem usada para desenvolver essas áreas envolve desenvolvimento de parcerias entre instituições acadêmicas, empresas e organizações governamentais, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, promoção de educação tecnológica e incentivo ao empreendedorismo e à criação de ambientes favoráveis à inovação. 

A região teve novos projetos contemplados em editais recentes da Sict, a serem desenvolvidos a partir deste ano, nas áreas de agronegócio, jogos digitais na educação e tecnologias para empreendedorismo. Além disso, há projetos em andamento que são acompanhados pelos GITs, como o “Observatório de Cidades - Painéis de Dados Corede Serra”, proveniente da Consulta Popular 2019, o “Laboratório de Controle de Qualidade de Jogos Eletrônicos - UCSLabQA”, do edital GameRS 2021, e o “Sistema de Coleta de Dados por Dispositivos IoT (Sensoriamento) para Cidades Inteligentes”, do edital Inova 2021. 

Para impulsionar a inovação no setor industrial, a região investirá em parcerias estratégicas em 2024, apoiando uma trilha de palestras focada em inteligência artificial e sua aplicação na indústria. Já na área de cidades inteligentes, está prevista uma cooperação entre Sict e InternetSul que deverá resultar em avanços na conectividade tanto para a cidade quanto para o campo. 

Outra prioridade serão as atividades de inovação social, com um projeto-piloto da Sict em Caxias do Sul, voltado ao empreendedorismo inovador nos bairros Santa Fé, Fátima e Euzébio Beltrão de Queirós. No turismo, o projeto Sistema de Inteligência Turística, construído pelo Inova RS Serra Gaúcha, passou a integrar o planejamento estratégico da Política Estadual de Turismo do RS e deverá render frutos. 

A sétima reunião da Mesa do Ecossistema Regional de Inovação da Serra Gaúcha está prevista para o primeiro trimestre de 2024. Além disso, a região se dedicará a eventos estratégicos ao longo do ano, como o Solo de Inovação, vinculado à Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul, o South Summit Brazil, em Porto Alegre, o Gramado Summit, em Gramado, e o Smart City Expo, em Curitiba, entre outros. 

Região Metropolitana e Litoral Norte 

O Inova RS da região Metropolitana e Litoral Norte pretende intensificar as ações direcionadas a saúde, educação, economia criativa e tecnologia da informação e comunicação (TIC), destaca o GIT Yuri Ribeiro. A proposta é fomentar o empreendedorismo para desenvolvimento e atração de talentos e a aplicação de pesquisa acadêmica e tecnológica para solução de problemas práticos. 

Na área da saúde, o projeto “RS Saúde Digital” concluiu todas as fases de execução em dezembro de 2023 e, a partir deste ano, deverá entrar em estágio de avaliação e reestruturação para que novas ações sejam definidas. A coleta de feedback está prevista para janeiro e fevereiro, e a decisão dos novos rumos deve ser tomada em março. Em setembro, a equipe participa do evento Health Meeting Brasil, em Porto Alegre. 

Já no setor de TICs, o projeto RS³ recebeu aval da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) para prorrogar a data de finalização para julho de 2024. A última fase está prevista para março, quando a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entregará a plataforma integradora dos ambientes de inovação. Em seguida, em abril, a plataforma será liberada para início dos testes com os usuários finais. A avaliação dos resultados alcançados com o projeto deverá ocorrer em julho. 

Os projetos das áreas de educação e economia criativa estão sendo executados em seis municípios da região: Montenegro, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, Canoas, Capão da Canoa e Gravataí. De janeiro a março, haverá aplicação de Pesquisa do Nível de Conhecimento do Uso de Tecnologia, em parceria com o Sesi RS. Para abril, está prevista uma capacitação do programa Educar para Inovar, da Sict. Em maio, o programa Startup Teens deverá ser aplicado em pelo menos uma escola de cada município. Por fim, em junho e julho, ocorrerão capacitações e treinamentos com gestores públicos, focados no desenvolvimento do potencial criativo das cidades. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia