Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inova 2024: confira os planos e perspectivas das regiões dos Vales e Central

Em série especial, as oito regiões do programa Inova RS, da Sict, detalham projetos para o ano

Publicação:

WhatsApp Image 2024 01 10 at 13 38 48
-
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

As oito regiões do Inova RS, programa guarda-chuva da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), realizarão diversas ações ao longo deste ano para fortalecer o ecossistema de inovação gaúcho. Nesta série especial, apresentaremos, em quatro reportagens, o planejamento inicial das regiões para 2024, com foco em projetos, eventos e outras iniciativas. 

Na primeira reportagem, destacamos a região dos Vales, que aposta na participação em grandes eventos, como South Summit Brazil 2024 e Expoagro Afubra, e em ações de comunicação para potencializar a repercussão do trabalho; e a região Central, que investe em workshops sobre inovação no agronegócio em diferentes cidades e na construção de parcerias para impulsionar a área de saúde e bem-estar. 

Região dos Vales 

O Inova RS da região dos Vales, que abrange os vales do Taquari e do Rio Pardo, desenvolve ações com base em três áreas prioritárias: setor agroalimentar, saúde e serviços. Conforme a gestora de Inovação e Tecnologia (GIT) Fernanda Ost, a região teve um bom desempenho nos editais mais recentes lançados pela Sict e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), com a aprovação de projetos relacionados ao agronegócio e à inovação aberta. 

Os GITs da região devem submeter propostas de temáticas para apresentação no RS Innovation Stage, palco que integra o South Summit Brazil. O evento ocorrerá entre 20 e 22 de março, em Porto Alegre. Também estão organizando a participação na 22ª Expoagro Afubra, que ocorrerá de 19 a 22 de março, em Rio Pardo. Estão previstos quatro painéis no espaço Inovação no Agro: “Erva-mate e inovação”, “Potencialidade das plantas alimentícias não convencionais”, “Projeto Living Agro + Vales” e Bioinsumos para agricultura sustentável”. 

O planejamento da região inclui ainda ações focadas em comunicação. Haverá a quarta temporada do podcast Inova Vales, que pretende explorar o tema dos ecossistemas de inovação a partir de entrevistas com representantes de ecossistemas de diversas partes do país. O lançamento está previsto para março (acesse as temporadas anteriores aqui). Além disso, deverá ser criada, em fevereiro, uma comunidade do Inova RS Região dos Vales no WhatsApp para compartilhamento de informações e oportunidades, administrada pelos GITs. 

Outra iniciativa que estamos planejando é uma missão dos Vales, em conjunto com o Sebrae, ao Paraná, com o objetivo de conhecer e aprender sobre o Ecossistema de Inovação Iguassu Valley, reconhecido no Prêmio Nacional de Inovação em 2022. Sem data definida ainda, mas será no primeiro semestre deste ano", complementa Fernanda. 

Região Central 

O Inova RS da região Central terá uma série de desafios e projetos para 2024, afirma o GIT Claudir Padia. Com a mudança na visão de futuro da região decidida em agosto de 2023, durante o Rotas da Inovação, as áreas prioritárias passaram a ser agronegócio, educação, turismo e saúde e bem-estar, o que abriu novas frentes de trabalho. 

Dentro da inovação no agronegócio, a região deverá acompanhar os novos projetos aprovados em editais da Sict referentes ao segmento. Além disso, estão sendo organizados workshops sobre o tema nas cidades de Santa Maria, Santiago, Cachoeira do Sul e Cruz Alta, a serem realizados no início do ano letivo nas instituições de ensino parceiras, para chamar atenção para oportunidades de inovação no agro. 

“A aprovação de saúde e bem-estar como uma das novas áreas estratégicas de atuação do Inova RS na região Central trouxe como meta o comprometimento em construir parcerias e redes colaborativas para impulsionar o avanço nesse campo”, aponta Padia. Ele cita a parceria com o Núcleo de Inovação do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), que rendeu uma participação dos GITs da região no podcast Inova HUSM (a ser lançado em janeiro). 

Para abril, a região Central, em parceria com o HUSM, está organizando um evento estratégico em inovação hospitalar: a primeira edição do Pitch Reverso – Desafio Inova HUSM – Transformando Demandas em Soluções. A iniciativa deverá identificar soluções para as demandas específicas do hospital relacionadas a inovação, ciência e tecnologia, com a participação de alunos de universidades, grupos de pesquisa, empresas e startups da área da saúde. A ideia é estender esse tipo de iniciativa para outras cidades, como Cruz Alta, Santiago e Cachoeira do Sul, que também contam com hospitais de referência, instituições de ensino, empresas e startups locais. 

Já na área do turismo, estão previstas colaborações com o curso de Tecnologia em Gestão do Turismo da Universidade Federal de Santa Maria, além de incentivo ao desenvolvimento regional com a submissão de projetos relacionados ao Geoparque no território da Quarta Colônia. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia