Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Inova 2024: confira as perspectivas das regiões Produção e Norte e Fronteira Oeste e Campanha

Gestores de inovação e tecnologia apresentam planejamento para este ano em série especial

Publicação:

WhatsApp Image 2024 01 19 at 10 30 10
-
Por João Felipe Brum / Ascom Sict

Os ecossistemas regionais de inovação do programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), preparam suas estratégias para este ano. Nesta série especial, detalhamos o planejamento de cada região para 2024, com foco em projetos, eventos e outras iniciativas. 

Nesta quarta e última reportagem, apresentamos os planos da região Produção e Norte, que tem como prioridades o agronegócio e a saúde, e da região Fronteira Oeste e Campanha, que desenvolve ações voltadas ao agronegócio e ao turismo. 

Região Produção e Norte 

O Inova RS Região Produção e Norte conta com duas áreas estratégicas: agronegócio e saúde. Ambos os setores tiveram projetos aprovados em editais recentes da Sict, que passarão a ser acompanhados pela equipe de gestores de inovação e tecnologia (GITs). 

Na agenda de eventos deste ano, está confirmada a participação no South Summit Brazil, de 20 a 22 de março, em Porto Alegre, e na Expodireto Cotrijal, de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque. Há tratativas para incluir agendas de inovação envolvendo agronegócio e saúde nas feiras e demais eventos regionais que acontecem no ecossistema. 

Os GITs também pretendem manter uma comunicação constante com os atores da região por meio da comunidade Ecossistema Produção e Norte (grupo no WhatsApp), além da atualização periódica do hotsite do Inova RS. “Também organizamos e enviamos aos grupos, quinzenalmente, as ‘Notícias da Inovação’, para divulgar o que está acontecendo e as ações do Inova RS na região”, conta a GIT Suelen Buffon. 

Outras iniciativas incluem visitas às entidades parceiras, organização de reunião da Mesa do Inova RS e reuniões periódicas com os Comitês Estratégico e Técnico. 

Região Fronteira Oeste e Campanha 

As áreas prioritárias do Inova RS Região Fronteira Oeste e Campanha são o agronegócio e o turismo. Uma série de projetos ligados ao agro e a temas como semicondutores, inovação aberta e saúde foram aprovados em editais recentes da Sict e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). 

Conforme a GIT Cristina Aurélio, a região passou por uma revisão do seu planejamento estratégico em 2023, estabelecendo uma nova dinâmica de trabalho. Foram formados sete grupos de trabalho, que “darão sustentação às inúmeras ações de empreendedorismo, inovação e tecnologia, garantindo a ampliação e aprimoramento das relações entre os atores que compõem o ecossistema da Fronteira Oeste e Campanha”, afirma Cristina. Os grupos desenvolvem ações conforme os seguintes propósitos: 

  1. Mobilizar, articular e auxiliar ações institucionais com as entidades do ecossistema para captar recursos; 

  1. Identificar oportunidades de colaboração com agentes de inovação externos e sensibilizar os atores regionais sobre as temáticas inovação e empreendedorismo; 

  1. Consolidar a governança regional; 

  1. Implementar uma estratégia central de articulação e comunicação entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental; 

  1. Desenvolver o turismo inteligente tendo o bioma Pampa como diferencial competitivo; 

  1. Fortalecer o ecossistema regional de inovação através do incentivo à criação e estruturação dos ecossistemas municipais; 

  1. Fomentar a implementação de novos modelos de negócio orientados para a solução de problemas do agronegócio e do turismo. 

O calendário de eventos da região inclui Ideathon Alegrete e Startup Day, em março, evento de inovação em Rosário do Sul e Seminário Alegrete Cidade Inovadora, em abril, Universo Pecuária em Lavras do Sul, em maio, e Santa Summit em Santa Maria, em junho.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia