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Edital do Professor do Amanhã recebe 35 propostas de instituições comunitárias de ensino superior

Onze universidades, de seis regiões, participaram da primeira etapa da seleção do programa estadual

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Programa Professor do Amanhã
Programa Professor do Amanhã - Foto: Anita Trombin/Ascom Sict.
Por Jéssica Moraes/Ascom Sict

O edital do programa Professor do Amanhã, do governo do Estado, recebeu 35 propostas de 11 instituições comunitárias de ensino superior do Rio Grande do Sul interessadas em participar da iniciativa. O prazo para submissão encerrou na quarta-feira (17/1). Agora, a comissão de seleção avaliará as propostas submetidas. A divulgação dos resultados preliminares acontece até dia 16/2.  

Nesta primeira edição do programa, serão oferecidas até mil bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é formar novos professores para suprir carências da rede pública de educação básica do estado.  Cada instituição pôde enviar mais de uma proposta. As áreas do conhecimento contempladas neste edital são língua portuguesa, matemática, biologia, geografia e história.  

Ao todo, seis das oito regiões do estado encaminharam propostas. São elas: Metropolitana e Litoral Norte; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra Gaúcha. A divisão das regiões segue a lógica dos ecossistemas de inovação do programa Inova RS 

“O resultado reflete o interesse das nossas universidades comunitárias, que possuem um grande pertencimento às localidades onde estão inseridas, no programa. É um projeto inovador não só do ponto de vista da concessão de bolsas aos estudantes e à universidade, como também do tipo de formação, conectada com as demandas do século 21”, destaca o vice-governador Gabriel Souza, coordenador do Gabinete de Projetos Especiais, onde o Professor do Amanhã está incluído.   

Conforme o edital, em caso de inexistência de propostas que atendam a totalidade das regiões, as vagas remanescentes serão redistribuídas pelo Conselho Gestor, que terá competência para deliberar sobre a prioridade das áreas e a distribuição das vagas de acordo com os dados de demanda sistematizados pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc).   

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Simone Stülp, comemorou o número de propostas recebidas: “Estamos muito felizes com esse número, pois demonstra a importância do programa e o quanto ele estava sendo esperado pela comunidade gaúcha. O governo trabalhou com muito afinco neste edital e com certeza ele já é um sucesso”.   

Depois da divulgação das propostas elegíveis, as instituições devem promover o processo seletivo e informar, no começo do semestre letivo, os nomes dos bolsistas ao governo. O calendário de entrega varia conforme o início das aulas em cada universidade. O pagamento da primeira bolsa acontecerá no começo de abril.   

Cronograma:  

Lançamento do edital: 15/12/2022

Submissão de propostas: até 17/01/2024

Divulgação dos resultados preliminares: até 16/02/2024

Prazo para recursos: até 23/02/2024

Divulgação do resultado final: até 01/03/2024

Instituições que enviaram propostas:    

* Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)    

* Universidade de Caxias do Sul (UCS)   

* Universidade Feevale   

* Universidade Franciscana (UFN);   

* Universidade La Salle (Unilasalle)    

* Universidade de Passo Fundo (UPF);   

* Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)   

* Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí);   

* Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)    

* Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)   

* Universidade do Vale do Taquari (Univates 

 Programa Professor do Amanhã:

Inédita no Brasil, a iniciativa concederá bolsas mensais de permanência de R$ 800 aos alunos, além de outros R$ 800 para a instituição comunitária de ensino superior como forma de custeio da vaga, durante quatro anos. As áreas do conhecimento contempladas neste edital são língua portuguesa, matemática, biologia, geografia e história.

Neste primeiro edital, o valor total previsto é de R$ 76,8 milhões para as mil bolsas ao longo de quatro anos. As instituições interessadas devem apresentar projetos com currículos inovadores, voltados à formação de docentes conforme a Base Nacional Comum de Formação Inicial (BNC-FI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também devem abordar as denominadas competências para o século 21, que são divididas em três grupos — cognitivo (processos mais relacionados à aprendizagem tradicional), intrapessoal (capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para se atingir objetivos) e interpessoal (habilidades para expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos recebidos de outros indivíduos). Outra exigência é o chamado letramento racial, com práticas pedagógicas voltadas à conscientização do estudante a respeito da estrutura e do funcionamento do racismo na sociedade.

Além de ter uma carga horária mínima de 3,2 mil horas, os cursos devem ser presenciais e ter nota mínima igual a 3 no conceito do Ministério da Educação. As propostas apresentadas pelas ICES devem prever aproximação com ambientes de inovação por meio, por exemplo, de ações com EDTECHS, desafios de inovação, realização de estágios e vivências com características de extensão universitária.

Para ter direito à bolsa, o aluno deve atender a alguns critérios devidamente especificados no edital.

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