Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Conheça o Inova RS

Mapa regiões Inova RS
Mapa regiões Inova RS - Foto: ASCOM/SICT

Com o objetivo de incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação, o programa Inova RS vem sendo consolidado em oito ecossistemas regionais de inovação do Estado - Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Vales; Noroeste e Missões; Produção e Norte e Serra Gaúcha -, a partir da atuação interconectada da sociedade civil organizada e dos setores empresarial, acadêmico e governamental. As ações em andamento nas macrorregiões visam a articulação e construção de projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social do Estado, com base na definição de prioridades e oportunidades locais, valorizando os ativos e potenciais regionais.

 O desenvolvimento do programa tem como foco estimular o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. A metodologia para construção do Programa Inova RS, desenvolvida pela Sict, contempla oito passos e, com o apoio do núcleo Inova, vem sendo implementada nos ecossistemas regionais de inovação. 

 Como está sendo desenvolvido

 No evento marco zero, promovido pela liderança da quádrupla hélice de cada região, com o apoio da Sict, foi apresentado o programa Inova RS. A intenção foi mobilizar os atores locais do ecossistema de inovação para adesão ao programa, formando uma aliança para o desenvolvimento de projetos baseados em uma visão de futuro da região.

 Nesse contexto, lideranças estratégicas representantes de cada região mobilizaram forças da quádrupla hélice para iniciar a formação da governança local de cada ecossistema, organizando dois grupos, o comitê estratégico e o comitê técnico. Eles são responsáveis por realizar a articulação local e estão comprometidos em unir e coordenar esforços para o desenvolvimento da inovação na região, apoiando as atividades para o sucesso do programa e para a realização de projetos que avancem no sentido da visão de futuro do ecossistema. O comitê estratégico foi formado por líderes engajados, capazes de articular o ecossistema regional, e o comitê técnico foi formado por pessoas reconhecidas por sua capacidade técnica nas áreas de gestão, inovação, planejamento e análise do ecossistema. 

 Os ecossistemas regionais, coordenados pelo comitê técnico, realizaram o mapeamento das regiões, com o objetivo de caracterizar a realidade da região, conhecer e compreender os ativos locais e determinar os desafios regionais para a construção de sua visão de futuro. As regiões analisaram o contexto local, apontando os ativos existentes, avaliando as principais forças e fraquezas e identificando gargalos para a inovação e os desafios econômicos e sociais. O resultado dessa etapa, apresentado em um relatório de mapeamento, forneceu subsídios para a definição de áreas estratégicas locais, bem como o desenho e a escolha dos projetos prioritários.

 Mapeado o ecossistema, as regiões iniciaram a articulação para a segunda parte da formação da governança local: a Mesa do Inova RS. O grupo é composto por altas lideranças locais, responsáveis por avaliar os planos da região e orientar a coordenação de esforços, validando e garantindo a participação de suas instituições e empresas em projetos prioritários para seus ecossistemas, estabelecidos conforme a visão de futuro.

 Os oito ecossistemas regionais de inovação do Estado encontram-se em fase de definição e apresentação de projetos prioritários, alinhados com a visão de futuro chancelada, que contribuirão para a transformação regional, com geração de renda e desenvolvimento. A Sict, a fim de ampliar o apoio, promoveu a seleção e capacitação de três Gestores de Inovação por região, especialistas em inovação e gestão de projetos, que auxiliam na formação e manutenção dos ecossistemas.

Com o objetivo de avaliar e reconhecer o trabalho realizado pelas regiões em prol do desenvolvimento do Estado, a Sict promoveu o evento anual de Avaliação e Reconhecimento do programa Inova RS, com todos os atores envolvidos. A ação visou ao compartilhamento de experiências, à formação de parcerias, à qualificação do aprendizado e ao fortalecimento da cultura de inovação nas regiões.

Visões de futuro - Ecossistemas Regionais de Inovação do Inova RS com as suas respectivas linhas temáticas de atuação: 

Em 2030, a Região Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao agronegócio e à saúde.

Em 2030, a Região Sul será referência brasileira de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia, automação e inteligência artificial nos setores do agronegócioeconomia do mar e saúde.

Em 2030, a região Serra Gaúcha será referência global de inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente de transformação da experiência em turismocidades inteligenteseducação tecnológica e indústria 4.0, que incrementem a matriz econômica atual e potencializam novas oportunidades, com foco na qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região.

Em 2030, a Região dos Vales será referência nacional em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em biotecnologia e automação nos setores agroalimentarsaúde e serviços, abrindo novas oportunidades em cadeias adjacentes e buscando um constante desenvolvimento sustentável.

Em 2030, a Região Fronteira Oeste e Campanha será referência em inovação no Mercosul por meio de especialização inteligente no uso de tecnologias nas áreas do agronegócio e turismo, associada ao diferencial competitivo do bioma Pampa.

Em 2030 a Região Noroeste e Missões será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócioeletro-metalmecânica e na geração de energia.

Em 2030, a Região Metropolitana e Litoral Norte será referência global em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em saúdeeducaçãoeconomia criativa e tecnologia da informação e comunicação – TIC, fomentando o empreendedorismo para desenvolvimento e atração de talentos, a partir do uso da capacidade de pesquisa e das tecnologias digitais para promover e incrementar o desenvolvimento econômico e social.

A Região Central do estado será referência nacional, até 2030, na geração de tecnologias e inovação para as áreas de agronegócioturismo saúde e bem-estar, por meio da atuação transversal da educação e integração dos atores do ecossistema com vistas ao desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade e qualidade de vida.

Editais:

Edital Inova 001/2021
Edital Inova 001/2020

Para entrar em contato com o núcleo do programa Inova RS: inova@sict.rs.gov.br .

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia