Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Comitiva da Sict visita projetos de inovação no Morro da Cruz em paralelo ao South Summit Brazil

Turismo periférico é um dos focos da comunidade; especialista de Medellín acompanhou a agenda

Publicação:

7 pessoas em pé com um painel atrás
A comitiva conheceu o Espaço Morro da Cruz e o Hub Formô na tarde desta quinta, 30 - Foto: Adriana Figueiredo
Por ADRIANA FIGUEIREDO ASCOM/SICT

Em paralelo à programação do RS Innovation Stage, foi realizada uma visita à comunidade Morro da Cruz, em Porto Alegre, para conhecer projetos de inovação social na tarde desta quinta-feira, 30. A agenda foi liderada pelo assessor do gabinete da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Michel Couto, e teve a presença do diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, na Colômbia, Santiago Uribe.

A comitiva conheceu o Espaço Morro da Cruz e o Hub Formô, iniciativas em prol da inovação e do empreendedorismo na periferia que foram fundadas por Couto, que mora na comunidade. Os espaços foram possibilitados e potencializados pelo Pacto Alegre, do qual o assessor do gabinete é integrante.

Pessoas e paisagem ao fundo
Um dos atrativos da comunidade é o Mirante do Morro da Cruz - Foto: Adriana Figueiredo
Dentre os projetos apresentados estão o Turismo Periférico, que busca explorar o potencial turístico do Morro da Cruz através de intervenção artística e urbana, com benefícios econômicos e sociais para o bairro, e o Territórios Inovadores, que consiste em uma proposta de hub de inovação para empreendedorismo periférico, para o qual o Morro da Cruz, que tem ao menos 35 mil habitantes, foi selecionado como território piloto. “Se já conquistamos tudo isso, o turismo aqui no morro também é possível. A ideia é ter um mirante reformado e alterar a paisagem e a infraestrutura da comunidade, para que esse seja mais um ponto turístico de Porto Alegre”, explicou Couto.

“O que temos aqui é uma ambição muito bem estruturada, com um mapeamento que permite que possamos pensar o futuro”, comentou Uribe, que atua na Colômbia com inovação em áreas periféricas. Ele ressaltou, também, a necessidade de um apoio governamental aos projetos do Morro da Cruz – a exemplo do movimento que vem sendo organizado pela Sict para descentralizar a inovação e levar suporte ao desenvolvimento nas regiões periféricas. Uribe apresentou, ainda, o exemplo da Comuna 13, em Medellín, comunidade de 30 mil habitantes que, através da arte, tornou-se o principal ponto turístico da cidade.

Participaram da agenda também as gestoras de Inovação e Tecnologia da região da Serra Gaúcha, Sílvia Nunes e Milene Rostirolla, o representante da Suepro RS, Cleiton Chiarel, a diretora de Desenvolvimento da Prefeitura de Flores da Cunha, Iara Barbosa, e a gerente do Hub Formô, Aline Souza. 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia