Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Santa Maria recebe edição do Circuito de Empreendedorismo do programa Comunidades Inovadoras

Evento reuniu mais de 30 participantes para debater inovação, negócios e desenvolvimento social

Publicação:

Comunidades Inovadoras em Santa Maria
Comunidades Inovadoras em Santa Maria - Foto: Vitor Conto/Ascom Sict
Por Vitor Conto/Ascom Sict

A Praça CEU Nova Santa Marta, em Santa Maria, recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), mais uma edição do Circuito de Empreendedorismo, promovido pelo programa Comunidades Inovadoras, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict). A atividade reuniu mais de 30 participantes interessados em aprender, trocar experiências e fortalecer o ecossistema empreendedor local. 

A programação contou com palestras e painéis voltados a temas como negócios de impacto, economia circular, ESG e educação empreendedora. Entre os convidados, estiveram Lucas Veiga Ávila, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutor em Administração, com experiência em projetos de inovação e sustentabilidade, e Greice Noro, administradora e especialista em gestão de pessoas e negócios criativos. 

Durante o encontro, a gestora do Comunidades Inovadoras, Cleni Silva de Oliveira, ressaltou o propósito transformador da iniciativa. “Nossa missão é ser um agente de mudança, de transformação. Essa é a nossa missão: transformar vidas”, afirmou. 

Comunidades Inovadoras 

O programa Comunidades Inovadoras foi instituído durante a gestão do governador Eduardo Leite, como parte da estratégia estadual para interiorizar políticas de inovação e levar oportunidades diretamente às comunidades. Antes, não havia políticas públicas na área de inovação social. Agora, essa iniciativa demonstra a prioridade dada ao fortalecimento de ecossistemas locais e ao fomento de negócios de impacto social no Estado. 

O Circuito de Empreendedorismo é realizado pelo programa em parceria com a Rede RS Startup, outro projeto da Sict, e conta com o apoio da prefeitura de Santa Maria. A iniciativa é operacionalizada pela Central Única das Favelas do Rio Grande do Sul (Cufa RS), integra o eixo de inclusão do programa RS Seguro e é desenvolvida em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). 

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia