Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Inovação, Ciência e Tecnologia

Início do conteúdo

Nova publicação institucional da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS é lançada

Em formato de revista, O avançar da inovação no RS apresenta conquistas dos últimos 4 anos e propostas para o próximo ciclo

Publicação:

card 02 (1)
Revista tem 32 páginas com design arrojado e textos descomplicados - Foto: Anita Trombin / Ascom SICT
Por ASCOM/SICT

A nova publicação institucional da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) está sendo lançada nesta sexta-feira, 2. Em O avançar da inovação no RS, destacam-se as façanhas que levaram o Rio Grande do Sul ao bicampeonato como estado mais inovador do Brasil no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP) em 2021 e 2022, além de se projetar um olhar para o futuro. A versão on-line pode ser acessada aqui.

Em 32 páginas com design arrojado e textos descomplicados, a publicação mostra um panorama de ações sistêmicas e programas transversais que estão ajudando a colocar a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do estado. As matérias abordam, entre outros feitos, o novo marco legal da inovação, que criou uma estrutura jurídica mais adaptada às necessidades atuais, e os investimentos de R$ 112,3 milhões do programa Avançar na Inovação, que são utilizados para estruturar e incentivar a área de inovação, ciência e tecnologia no RS. 

Além disso, são descritas iniciativas em educação, como o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, e em empreendedorismo, com destaque para as mais de mil startups registradas no estado. Outro tema relevante são as parcerias estratégicas, que viabilizaram a chegada de grandes eventos ao RS, como o South Summit Brazil, e fomentaram a cultura inovadora. 

Na parte final, é apresentado um conjunto de propostas que formam os alicerces de um novo ciclo de desenvolvimento gaúcho, referente aos próximos quatro anos. Para colocá-las em prática, foi elaborado um plano de ação composto por 10 eixos estratégicos, que envolvem rede fortalecida de startups, agronegócio mais competitivo, geração de energias renováveis, tecnologia na educação, cidades digitais e outras iniciativas. 

A revista foi elaborada pela equipe da Assessoria de Comunicação da SICT, que desenvolveu o projeto gráfico, fez as ilustrações, produziu as pautas e escreveu os textos. A divulgação do material inclui postagens nas redes sociais da secretaria - veja em Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn.

Acesse a versão on-line da publicação aqui.

Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia